Volkswagen flexibiliza contratos de trabalho no Brasil

Medida seguirá a MP 936 e engloba todas as fábricas no país
Acima a unidade Anchieta, sede da Volkswagen do Brasil

Acima a unidade Anchieta, sede da Volkswagen do Brasil | Imagem: Divulgação

Medida que já estava circulando nos bastidores, na noite desta terça-feira (21) a Volkswagen anunciou que vai adotar os critérios da MP 936 e flexibilizar os contratos de trabalho de suas quatro fábricas no Brasil (São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos em São Paulo, e São José dos Pinhais no Paraná) além do seu Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP) e escritórios regionais.

Segundo a fabricante informou, após “assembléias virtuais” foi aprovada a proposta de redução de 30% da jornada de trabalho sem impacto no valor líquido dos salários. Também foi aprovada a postergação para dezembro de 2020 de 20% da primeira parcela de PLR. Todos os empregados das categorias horistas e mensalistas são impactados com esta medida pelos próximos 90 dias.

A proposta aprovada pelos empregados permite desconto de 30% no valor do salário bruto do empregado e o mesmo percentual de redução em jornada de trabalho. Serão aplicados os critérios da MP 936 e, desta forma, será possível obter o complemento de renda, parte paga pelo governo e parte pela VW.

Linha de produção da VW em Taubaté (SP)
Linha de produção da VW em Taubaté (SP)
Imagem: Divulgação

César Tizo

César Tizo é um experiente jornalista do setor, expert em aconselhar a compra de automóveis