Volkswagen desiste de produzir o Taigun
Crossover conceitual é considerado pequeno demais pela marca
Revelado mundialmente no Salão de São Paulo, em 2012, o conceito Taigun da Volkswagen não deve chegar à linha de produção. Um funcionário da empresa confirmou à revista alemã Focus que o modelo não será fabricado por ser “muito pequeno”.
O protótipo usa a mesma base do subcompacto up! e apresenta 3,85 metros de comprimento, praticamente a mesma medida de um Fox, por exemplo. Portanto, o Taigun seria desinteressante para consumidores de diversos mercados, como é o caso dos Estados Unidos, onde os consumidores começaram a exigir utilitários-esportivos maiores.
Caso fosse produzido e vendido no Brasil, o Taigun seria posicionado no lugar do atual CrossFox, equipado com o motor 1.0 litro TSI das versões mais caras do up! e preço na casa dos R$ 65 mil. No entanto, esta seria uma proposta arriscada da Volkswagen, já que o segmento de crossovers pequenos ainda não existe por aqui e, com esses preço, iria invadir a categoria de SUVs um patamar acima, onde Jeep Renegade e Honda HR-V atuam.
Apesar disso, a Volkswagen prepara um utilitário-esportivo de porte compacto, que deverá ser antecipado por um conceito no Salão de Genebra, em março. O novo modelo pode ser construído a partir da plataforma do Polo e tem estreia prevista para o fim deste ano ou 2017.