Volkswagen descarta volta do Fusca e alfineta rivais que ressuscitaram nomes

Presidente da empresa disse que não pensa na volta do modelo histórico com motorização elétrica
Projeção de Kleber Smith considerando a nova geração do Fusca como um modelo elétrico

Projeção de Kleber Smith considerando a nova geração do Fusca como um modelo elétrico | Imagem: Kleber Smith

Ventilada de tempos em tempos, a volta do Fusca com motor elétrico foi descartada pelo CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, durante um evento na Europa. Para ele, não faz sentido reviver o carro pela terceira vez. O Fusca mais recente saiu de linha em 2019.

 "Acho que não, porque há certos veículos que já tiveram seu dia. Não faria sentido trazer [o Fusca ] de volta", disse Schäfer à revista britânica Autocar. "Eu não diria com 100% [certeza]. Mas, de onde estou agora, eu não consideraria isso."

Rumores sobre a volta do Fusca são frequentes. Um dos movimentos mais recentes foi quando um protótipo criado para o filme Miraculous: Ladybug & Cat Noir foi estacionado em uma rua de Paris. O Fusca elétrico é o carro usado pela protagonista do filme, enquanto outros personagens andam em carros elétricos da Volks que já existem.

Volkswagen ID.Buzz 2024
Volkswagen ID.Buzz 2024
Imagem: Divulgação

Se não tiver Fusca, a ID.Buzz seguirá como o único modelo elétrico com estilo retrô da marca. A van vendida na Europa e nos Estados Unidos usa as linhas da Volkswagen Kombi de primeira geração.

Schäfer também descartou o uso de nomes históricos da marca em carros modernos. "Existem exemplos na indústria automobilística no momento em que alguém pegou um nome clássico e o colocou em um carro que não é nada do que é... mas não estou mencionando nomes", disse ele.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Apesar de não citar nomes, foi uma clara provocação do CEO da Volkswagen à marcas como a Ford, que trouxe de volta o nome Puma para batizar um SUV e à Mitsubishi, que trouxe o Eclipse de volta, também como SUV.

Por outro lado, a marca deve manter nomes que já existem hoje em futuras gerações. "Decidimos que não vamos jogar fora os nomes tradicionais e bem-sucedidos que nos sustentaram por tanto tempo, nos quais investimos por tanto tempo, como Golf e Tiguan. Por que você os deixaria ir?”, questionou.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou