Volkswagen confirma que mostrará novo SUV elétrico compacto em 2025
Novidade vai ser revelada no Salão de Munique (Alemanha), em setembro do ano que vem
A Volkswagen segue com planos de ter novidades no mercado que tenham apelo e ajudem a marca a ter nelhores resultados, principalmente na Europa. Assim conforme o site AutoCar Índia, um desses novos modelos será um SUV compacto 100% elétrico que será apresentado durante o Salão de Munique (Alemnha), em setembro de 2025. Trata-se de um derivado do hatch ID.2, cujo início da produção acontecerá na mesma época.
VEJA TAMBÉM:
A conversa da publicação indiana foi com o chefe de P&D da matriz da Volkswagen, Kai Grunitz, que disse que o novo SUV elétrico será o "ponto de partida" para uma nova era para a VW, "porque os clientes verão que houve uma mudança, e uma mudança muito maior do que o esperado".
O chefe de P&D também confirmou "grandes melhorias" de 2026 para a atual linha ID de EVs, incluindo um visual totalmente novo que está "voltando para onde viemos", bem como melhorias nos custos da bateria e desempenho geral e nova funcionalidade.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Novo GTI elétrico
magem: Divulgação
Uma versão esportiva GTI do ID.2 também está prevista, de acordo com Grunitz, que comentou que embora seja "fácil" adicionar desempenho a carros elétricos, é mais difícil adicionar aquele "DNA" GTI; o material que tornou os Golf GTIs excelentes no passado. No entanto, ele também afirmou que o novo ID2 GTI tem "ideias que o surpreenderão". O primeiro GTI elétrico será revelado em 2026.
Com as normas de emissões cada vez mais rígidas, alguns modelos da Volkswagen terão que ser descontinuados. Embora ele não tenha confirmado quais modelos desapareceriam, ele disse que o Polo não seria um deles.
Falando sobre investir em arquiteturas paralelas – como o MQB para modelos com motor de combustão e o MEB para elétricos – Grunitz disse que foi um “grande esforço”. No entanto, não há uma data final para a arquitetura MQB, pois as vendas de EV não foram como o previsto. De fato, Grunitz disse que era possível que a VW pudesse integrar motores elétricos a ela mais uma vez como parte das opções na mesa para seu desenvolvimento.
Além disso, ainda conforme o Autocar Índia, o chefe de vendas e marketing da VW, Martin Sander, disse que, no final das contas, "era melhor para os clientes" ter arquiteturas dedicadas para as diferentes tecnologias, mas, à medida que a empresa olhava para a próxima geração, "[nós] temos que encontrar uma maneira muito inteligente de manter os recursos [individuais], mas também usar componentes em todas as plataformas de forma inteligente".
Imagem: Divulgação