Volkswagen confirma: marca terá uma rival da Fiat Toro no Brasil
Futuro modelo será apresentado como um conceito no Salão de São Paulo
Que a Fiat Toro é um sucesso ninguém pode questionar. Talvez nem o pessoal da Fiat Chrysler apostaria que a picape compacta-média, assim como Jeep Compass, seria um produto tão procurado no Brasil.
Pegando carona nos excelentes números de venda da Toro, picape que chegou a emplacar 6.226 unidades em julho deste ano, a Volkswagen confirmou nesta terça-feira (30) que vai oferecer no mercado brasileiro uma picape de configuração semelhante ao modelo da Fiat. Posicionada abaixo da Amarok, a novidade contará com um protótipo no Salão de São Paulo.
Segundo o comunicado preliminar da marca, essa nova picape está sendo desenvolvida sobre a plataforma MQB, portanto ela também utilizará construção monobloco nos mesmos moldes da Fiat Toro. Mesmo assim, isso não deverá ser um impedimento para que o futuro modelo possa carregar até 1 tonelada de carga na caçamba, como ocorre hoje com a Toro diesel.
Ao longo dos anos, o refinamento nos materiais, técnicas e atributos construtivos já permitem que mesmo utilitários que não apelam para a construção de carroceria sobre chassi consigam oferecer um conjunto robusto o suficiente para lidar com cargas mais pesadas e também oferecer ótimas respostas no uso off-road.
Pelo que a Volkswagen antecipou até o momento, sua inédita picape compacta-média contará com cabine dupla e terá opção de tração integral, dois atributos relevantes para o sucesso de um modelo na categoria onde hoje figura também a Renault Duster Oroch.
Assim como a Fiat divulgou na época da apresentação da Toro, tanto é que a fabricante italiana classifica seu modelo como um SUP (Sport Utility Pick-up), a Volkswagen vai na mesma linha e anuncia que seu futuro modelo contará com “pitadas” de SUV. No comunicado da VW, a montadora destaca que a picape “combina o conteúdo de um moderno e digitalmente conectado SUV à versatilidade de uma picape muito bem pensada para criar um novo veículo orientado para o uso urbano”.
A Volkswagen acrescenta que “o modelo está planejado para ser lançado no mercado brasileiro no futuro próximo com apenas algumas modificações”, e que “o potencial dessa nova picape é tão grande, porém, que o conceito também poderia se adequar a outras regiões do mundo”. Ainda não sabemos ao certo se essa nova picape ocuparia o lugar da Saveiro, figurando como uma nova geração do tradicional utilitário, ou seria posicionado como um produto adicional na gama Volkswagen. Ao longo dos próximos meses, conforme o projeto evoluir, vamos conseguir obter mais detalhes.