Volkswagen comemora 50 anos da Brasília e mostra unidade que nunca saiu da fábrica

Modelo foi um dos primeiros desenvolvidos no Brasil e foi vendido em 25 países
Volkswagen Brasilia 1982

Volkswagen Brasilia 1982 | Imagem: Divulgação/Volkswagen

Em 1973 o Volkswagen Fusca já tinha 14 anos de mercado e a marca precisava de uma novidade para combater a concorrência. Naquele mesmo ano seriam lançados modelos como o Chevrolet Chevette e o Dodge 1800, além do sucesso que o Ford Corcel.

Assim nasceu a Brasília, um projeto nacional desenvolvido pelo designer Marcio Piancastelli a pedido do então presidente da Volkswagen do Brasil na época, Rudolf Leiding. Neste ano, o carro comemora 50 anos.

A solução encontrada na época foi aproveitar a plataforma do próprio Fusca, mas com estilo completamente diferente. A Volkswagen conta que o carro foi projetado "visando o estabelecimento das dimensões aproximadas que o veículo teria, adotando como padrão de medida um boneco com o tamanho exato de um brasileiro médio."

Volkswagen Brasilia 1982
Volkswagen Brasilia 1982
Imagem: Divulgação/Volkswagen

Enquanto na Europa a marca já pensava no Polo, baseado no Audi 50, monobloco com motor dianteiro refrigerado a água e que chegaria ao mercado em 1975, aqui a Brasília perpetuava a carroceria sobre chassi com motor traseiro a ar de 1.600 cm³ com 60 cv. Dois anos depois ganharia dupla carburação e 5 cv a mais.

Em seu auge a Brasília foi exportada para mais de 25 países, incluindo México, Venezuela, Portugal e Nigéria —onde ganhou o nome de Igala.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Saiu de linha em 1982, quando já dividia o showroom com o Gol, de concepção mais moderna. É deste ano a unidade que a Volkswagen guarda em seu museu com 460 km rodados, mas nunca fora da fábrica de São Bernardo do Campo. O modelo na cor verde-mármore também nunca chegou a ser emplacado.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise