Volkswagen Brasília 1980 sai de Bauru para ser leiloada nos Estados Unidos
Clássico nacional com placas da cidade do interior de São Paulo foi arrematada por cerca de R$ 22 mil
A cidade de Bauru é conhecida pelo sanduíche que leva seu nome e é vendido em bares e padarias do Brasil todo, embora a receita correta nem sempre seja seguida. Mas nesta semana o município do interior paulista foi parar em uma situação um pouco mais pitoresca. Uma Volkswagen Brasília 1980 emplacada na cidade foi parar em um leilão em Tacoma, nos Estados Unidos.
A perua de cor bege e em estado de que precisa acertar alguns detalhes tem interior que passa longe do original e foi exportada para os EUA neste ano, dividindo um contêiner com outro clássico da Volkswagen, uma Kombi. O site Bring a Trailer revela apenas que a mecânica passou por uma limpeza dos carburadores e uma troca dos cabos de ignição.
A Brasília foi arrematada por US$ 4.100, o equivalente a cerca de R$ 22,3 mil. Custou barato, mas as fotos mostram que alguns detalhes precisam ser feitos. Faltam o friso no para-choque dianteiro, faróis originais e acertar detalhes de pintura com alguns pontos de ferrugem. O site também relata que mangueiras dos freios estão deterioradas.
Orgulho nacional
A Brasília é um projeto 100% nacional desenvolvido pelo designer Marcio Piancastelli a pedido do então presidente da Volkswagen do Brasil na época, Rudolf Leiding. A solução encontrada na época foi aproveitar a plataforma do Fusca, mas com estilo completamente diferente.
> Veja a Brasília 0 km que a Volkswagen mantém em seu museu
A Volkswagen conta que o carro foi projetado "visando o estabelecimento das dimensões aproximadas que o veículo teria, adotando como padrão de medida um boneco com o tamanho exato de um brasileiro médio."
Enquanto na Europa a marca já pensava no Polo, baseado no Audi 50, monobloco com motor dianteiro refrigerado a água e que chegaria ao mercado em 1975, aqui a Brasília perpetuava a carroceria sobre chassi com motor traseiro a ar de 1.600 cm³ com 60 cv. Dois anos depois ganharia dupla carburação e 5 cv a mais.
Em seu auge a Brasília foi exportada para mais de 25 países, incluindo México, Venezuela, Portugal e Nigéria —onde ganhou o nome de Igala. Saiu de linha em 1982, quando já dividia o showroom com o Gol, de concepção mais moderna.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter