Volkswagen lança o Taigo, 'irmão rico' do Nivus
SUV cupê é bastante semelhante ao modelo brasileiro, mas oferece mais opções de motorização e a versão R-Line, que cairia bem por aqui
Como prometido, a Volkswagen lançou na Europa o Nivus, ou melhor dizendo, o Taigo, nome escolhido pela montadora para comercializar o SUV cupê derivado do Polo.
É uma rara oportunidade de voltar a ver um veículo concebido no Brasil e que estreou por aqui primeiro que no resto do mundo, algo bastante raro ultimamente. A própria Volks já fez isso com o Fox e a Chevrolet, com a primeira minivan Meriva, sem contar o pioneiro EcoSport, pai de todos os SUVs compactos.
No entanto, nenhum deles fez enorme sucesso lá fora, escrita que o Taigo terá de quebrar. O modelo é fabricado na Espanha e chegará às lojas europeias apenas em 2022, mas a Volks passará a aceitar pedidos ainda no final deste ano.
Mas o que diferencia o Taigo do nosso Nivus? Visualmente, são poucos detalhes como a grade com tela em formato de colmeia e o friso iluminado que une os dois faróis, recurso repetido nas lanternas e na tampa do porta-malas.
Veja galeria de imagens do Volkswagen Taigo
É a versão R-Line, no entanto, que introduz novidades mais claras no crossover, como para-choques mais robustos, retrovisores na cor da carroceria e a ausência do rack no teto. Por dentro, um dos pontos que destoam do Nivus é o acabamento na cor do carro do painel de instrumentos.
As dimensões dos dois modelos são bastante semelhantes, como era de se esperar, mas o Taigo é 1 cm mais alto que o Nivus. O crossover europeu também um oferece um pouco mais de espaço no porta-malas - 438 litros contra 415 litros do veículo brasileiro.
Mais opções de motores
Se na estética há pouco a se notar, o Taigo oferece aos clientes europeus mais opções de motores e transmissão assim como equipamentos.
Enquanto o Nivus é vendido apenas com o 1.0 TSI de 128 cv, o Taigo pode ser adquirido com duas opções de 1.0, com 95 e 110 cv, equipados com transmissão manual ou DSG de sete velocidades.
O Taigo R-Line por sua vez ainda conta com o 1.5 TSI de 150 cv que faz o carro atingir até 212 km/h -ele também é equipado com câmbio de dupla embreagem.
Entre os equipamentos, o “Nivus europeu” traz cluster digital de 6,5 e 8 polegadas, dependendo da versão. A central multimídia pode ser do modelo Ready2Discover com uma tela de 8 polegadas (Style e R-Line), Discover Mídia com tela de 8 polegadas ou Discover Pro, com 9,2 polegadas.
O pacote de sistemas ativos é enorme e inclui faróis IQ.LIGHT LED, IQ.DRIVE Travel Assist (de direção semi-autônoma), ACC, Assistente de manutenção de faixa, Park Assist, assistentes de frenagem e indicado de pressão de pneus, entre outros.
A Volkswagen ainda não divulgou preços do Taigo, mas imagina-se que o SUV custará em torno de 23 mil euros e não será surpresa se ele ficar acima do T-Cross na Europa, já que o modelo é menor que o brasileiro.