Tracker, Creta e T-Cross travam briga acirrada no fechamento das vendas de junho

SUVs aparecem quase empatados no ranking provisório do mês. Vendas diretas se mostram importantes no resultado
Chevrolet Tracker 2024

Chevrolet Tracker 2024 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen tem trabalhado bem na questão das vendas diretas, o que tem influenciado bastante no  resultado nas vendas. Agora em junho, de acordo com dados preliminares do site AUTOO, o SUV compacto  T-Cross aparece na liderança, com 5.936 unidades, mas seguido bem de perto pelos rivais Chevrolet Tracker (5.918) e Hyundai Creta (5.858). Porém, até dia 24 de junho, o  VW estava com 3.617, bem atrás de ambos os rivais, que já haviam passado das 4 mil unidades. 

VEJA TAMBÉM:

As vendas diretas vêm aumentando nos últimos quatro anos. Em maio de 2024, representaram 46,1% das vendas totais de automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro. Desse total, as vendas diretas para locadoras respondem por 55%. O setor de locação espera uma aquisição superior a 700 mil unidades ao longo deste ano, volume bem acima das 590 mil de 2023, conforme a Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores).

De qualquer forma, o VW T-Cross não terá vida fácil no mercado mesmo tendo sido o primeiro dos SUVs mais vendidos hoje em dia a receber mudanças mais significativas. Até porque as novidades não foram muitas, apenas uma frente discretamente reestilizada, assim como a traseira, com novos detalhes, além de alterações nos equipamentos, como a central multimídia atualizada. 

Creta e Tracker vão receber mudanças em 2025

Hyundai Creta em primeiras imagens reveladas na Índia
Traseira do Hyundai Creta vai deixar de ter as lanternas com desenho recortado e ficará mais convencional
Imagem: Divulgação

Em junho, ainda conforme os dados preliminares do site AUTOO, o Chevrolet Tracker aparece em segundo lugar entre os SUVs mais vendidos mesmo sem ter recebido novidades. Na linha 2025, apenas perdeu a versão Midnight e a LTZ ganhou bancos revestidos de couro enquanto a esportiva RS agora vem com ar-condicionado automático e carregador de celular por indução.

O Tracker vai mudar para valer apenas no primeiro semestre do ano que vem, quando passará a ser reestilizado, pasando a ter o mesmo estilo adotado nos lançamentos mais recentes da marca norte-americana, entre os quais o Equinox vendido nos Estados Unidos. Também terá a mesma central multimídia atualizada que já existe em modelos como a Spin 2025 e a picape Montana

O Hyundai Creta também receberá mudanças no inicio de 2025, passando a ter o visual adotado em outros mercados emergentes, entre os quais o da Índia, onde já é vendido com novo visual, que inclui linhas mais discretas e menos polêmicas que as atuais, mas sem deixar de serem modernas. Por dentro, o carro também terá algumas novidades, bem como na lista de equipamentos. 

No acumulado ano ano, VW T-Cross ainda lidera

Volkswagen T-Cross 2025
Volkswagen T-Cross recebeu mudanças discretas na linha 2025 e terá fortes rivais pela frente
Imagem: Divulgação

No ranking de janeiro a junho de 2024, com dados levantados por AUTOO, o VW T-Cross (31.519) aparece em primeiro lugar entre os SUVs mais vendidos, seguido pelo Hyundai Creta (30.531) e pelo Chevrolet Tracker (28.865). No mesmo período, na quarta posição, a aparece o Nissan Kicks (28.181), com o Jeep Renegade (23.492) em quinto e Honda HR-V (21.960) em sexto. 

Pelo visto, vai ser acirrada até o fim do ano a disputa pela liderança nas vendas de SUVs, o segmento mais vendido atualmente, com 47% de participação de mercado, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores cde Veículos), sempre bem influenciada pelo volume voltado para pessoas jurídicas e produtores rurais. 

Veja abaixo o ranking dos SUVs mais vendidos conforme dados preliminaresde junho levantados por AUTOO.

1 - Volkswagen T-Cros:  5.936

2- Chevrolet Tracker: 5.918

3 - Hyundai Creta: 5.858

4 - Volkswagen Nivus: 5.359

5- Nissan Kicks: 4.677

6- Jeep Renegade: 4.535

7 - Honda HR-V: 4.299

8 - Toyota Corolla Cross: 4.239

9 - Jeep Compass: 3.960

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana