Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024: um SUV econômico, mas prestes a mudar

Baixo consumo e o bom espaço interno e estão entre os destaques, mas linha 2025 terá mudanças importantes
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024 | Imagem: Carlos Guimarães

O Toyota Corolla Cross XRX Hybrid é a opção de SUV eletrificado mais em conta atualmente, com preço sugerido de R$202.690, e que tem o BYD Song Plus (R$229.800) entre os principais concorrentes.

Entre prós e contras, o modelo da marca japonesa tem entre os principais destaques a economia de combustível e o bom espaço interno, mas ainda esbarra em alguns pontos polêmicos que serão corrigidos na linha 2025, prevista para chegar às lojas até o início do ano que vem.

VEJA TAMBÉM:

A prioridade agora para a Toyota é lançar o Yaris Cross híbrido flex, no segundo semestre. Depois é que chega a linha 2025 do Corolla Cross que terá algumas das mudanças adotadas nas versões vendidas no Japão. Uma delas será o fim do famoso pedal do freio de estacionamento, que já caiu em desuso há décadas. Finalmente, será substuído pelo botão do freio eletrônico, no console central.

Outro ponto a ser corrigido na linha 2025 do Corolla Cross é a caixa que fica à mostra, no final do sistema de escapamento, o que acabou levando ao apelido popular de "marmita". Porém, esse capitulo polêmico da história do SUV será definitivamente encerrado com as mudanças que vão ser adotadas. Além disso, o modelo terá retoques bem discretos no desenho, começando pela frente com a reestilizado da grade e do para-choque. 

Quanto ao Corolla Cross XRX Hybrid avaliado, o que mais chamou atenção foi o conforto ao rodar e o baixo consumo de combustível. Conforme dados do Inmetro, o SUV pode fazer até 17,8 km/h de gasolina na cidade (quando o  motor elétrico entra em ação mais vezes) e 14,7 km/l na estrada. Se for usar etanol, os números passam para 11,8 km/l e 9,7 km/l, respectivamente.

No jogo da economia de combustível

Toyota Corolla Cross 2022
Cluster inclui sistema de monitora estilo de dirigir e ajuda a economizar ccombustível, dando uma nota no final
Imagem: Divulgação

No lado esquerdo do painel fica o ponteiro do cluster que mostra se as baterias estão sendo recarregadas, se está dirigindo de modo econômico ou ao contrário. Isso acaba estimulando gastar o mínimo possível para ganhar uma nota no final da condução pelo computador de bordo que ainda dá dicas de como melhorar na busca pela economia. 

Mas o tanque de combustível é relativamente pequeno, com apenas 36 litros, o que prejudica a autonomia. Ainda conforme o Inmetro, é possível rodar até 641 km com gasolina na cidade e 529 km na estrada. Com etanol, são 425 km em trechos urbanos e 349 em rodoviários, pisando de leve no acelerador e com ajuda do câmbio automático CVT que simula até 10 marchas.

De qualquer forma, o foco é no baixo consumo. Portanto, não espere um desempenho animador ao volante deste SUV como logo azulado na grade frontal. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em longos 13 segundos, com máxima de 170 km/h, de acordo com a fabricante. E nem compensa querer forçar a barra pisando mais forte no acelerador. 

O motor 1.8 flex é de ciclo Atkinson, que retarda um pouco o fechamento das válvulas de escape, o que contribui com o menor esforço dos pistões para chegarem no PMS (Ponto Morto Superior), economizando combustível. Não é à toa que rende apenas 101 cv com etanol e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm. Mas conta com o motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de toque para ajudar.  

No interior, a central multimídia ainda tem o que evoluir, como não tem acesso nativo à internet. Há sistema de ar-condicionado com regulagem independente de motorista e passageiro e apenas uma entrada USB. Além disso, o carro oferece bom espaço para cinco ocupantes e suas respectivas bagagens no porta-malas de 440 litros. 

Com as mudanças que serão adotadas na linha 2025 do Toyota Corolla Cross, o SUV médio ganhará mais apelo no mercado, que passará a ter cada vez mais concorrentes do segmento, ainda mais depois da aprovação do novo regime automotivo Mover, que estimula a produção dos modelos com baixas emissões.  

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024 vem com rodas de aro 18 e lanternas fumês entre os principais destaques
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa

Tudo sobre o Toyota Corolla Cross

Toyota Corolla Cross