Tiguan X: novo SUV cupê da VW ganha projeção mais ''europeia''

Utilitário esportivo baseado no Tiguan teve informações vazadas na China. Designer imagina modelo para o Velho Continente
Projeção do Volkswagen Tiguan X para o mercado europeu

Projeção do Volkswagen Tiguan X para o mercado europeu | Imagem: Kolesa/Nikita Chuyko

Na semana passada, imagens de um novo SUV cupê da Volkswagen, batizado de Tiguan X, apareceram na China após as informações dessa novidade terem sido tornadas públicas pelo ministério chinês da Indústria. Baseado no Tiguan Allspace, a novidade deve estrear por lá até o final do ano mantendo o plano da marca de expandir sua linha de utilitários esportivos.

Saiba mais: veja o flagra do novo VW Tiguan X

Enquanto visual do Tiguan X pareceu bem ligado à realidade do mercado asiático, com entre-eixo longo e soluções visuais mais chamativas, é possível que a novidade apareça posteriormente também na Europa. Mas, para lá, as lanternas com letreiro de Porsche e piscas de Lamborghini podem não casar tão bem na linguagem visual da Volkswagen.

Imaginando como seria um VW Tiguan X para a Europa, o designer Nikita Chuiko publicou no site Kolesa uma projeção de como seria a versão do SUV cupê para o Velho Continente. Em relação ao que foi visto na China, as imagens mostram o modelo com faróis mais trabalhados, mais cromados na grade e detalhes em preto brilhante nas tomadas de ar da dianteira, mimetizando como seria uma versão R-Line, mais esportiva.

Na traseira, foi-se o bloco óptico que “homenageava” as marcas mais caras do Grupo VW em favor de uma solução mais elegante, com as lanternas de lentes vermelhas tradicionais. Enquanto no Brasil é oferecido apenas o Tiguan Allspace, de entre-eixos alongado, os europeus contam com o Tiguan mais curto, apenas de cinco lugares. Com as estreitas ruas europeias, o designer optou por usar essa plataforma menor também.

Pelo que foi registrado junto ao governo chinês, o futuro Volkswagen Tiguan X de lá terá 4,76 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. O registro informava apenas que o carro usava um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, como o Tiguan convencional na China, onde pode entregar 186 cv ou 220 cv de potência e é integrado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete velocidades. 

Projeção do Volkswagen Tiguan X para o mercado europeu
Projeção do Volkswagen Tiguan X para o mercado europeu
Imagem: Kolesa/Nikita Chuyko

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva