Teste: VW T-Cross 200 TSI automático 2021

Versão desponta como uma ótima pedida no atual portfólio do SUV compacto
Volkswagen T-Cross 2021

Volkswagen T-Cross 2021 | Imagem: César Tizo

No disputado segmento de SUVs compactos as marcas travam uma dura batalha para conquistar você, consumidor.

A Volkswagen promoveu algumas novidades importantes na gama T-Cross a partir da linha 2021, com destaque para a inclusão da nova central multimídia como um item de série a partir do catálogo 200 TSI.

Recentemente, a marca também anunciou o início da comercialização do T-Cross Sense também no varejo. Tabelado em R$ 92.990, o catálogo passa a ser o mais acessível com motor 1.0 TSI e câmbio automático.

Mas dentro do portfólio atual do VW T-Cross, existe uma versão que tornou-se especialmente interessante após as melhorias na lista de itens de série a partir do modelo 2021. Estamos falando do T-Cross 200 TSI automático, hoje partindo de R$ 112.790.

O AUTOO passou alguns dias com a versão e o conjunto do modelo agradou, em especial avaliando o custo-benefício que ela oferece. 

T-Cross Sense ou T-Cross 200 TSI automático?

Estamos falando de uma diferença de R$ 19.800 entre o T-Cross 200 TSI automático e o T-Cross Sense, contudo a opção mais barata do SUV não traz sequer o tampão do porta-malas como um item de série. Esqueça também rádio ou central multimídia, entre outros equipamentos de conforto e conectividade.

Sob esse aspecto, o T-Cross 200 TSI ainda figura como uma compra mais equilibrada, uma vez que sai de fábrica com a central multimídia mais avançada da marca produzida aqui, além de rodas de liga leve aro 16”, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, volante com revestimento de couro, entre outros itens.

Veja galeria de imagens do Volkswagen T-Cross 200 TSI automático 2021

Quem desejar ainda pode pagar mais R$ 2.500 para acrescentar a câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, rodas de liga leve aro 17” e retrovisores externos com rebatimento elétrico e função tilt-down.

Apesar da diferença de quase R$ 20 mil entre o T-Cross Sense e o 200 TSI automático, é bom destacar que certamente o modelo mais caro terá uma liquidez (facilidade de revenda) superior, afinal dificilmente alguém iria optar por um SUV compacto que não ofereça sequer central multimídia.

Outro ponto é que, se você gastar demais com acessórios equipando o T-Cross Sense, a diferença para a versão imediatamente acima pode se tornar tão pequena que o catálogo de entrada perde todo seu apelo.

Volkswagen T-Cross 2021
Volkswagen T-Cross 2021
Imagem: César Tizo

Versão mais equilibrada do SUV

Exceto pelas diferenças no acabamento interno, o T-Cross 200 TSI 2021 ficou tão bem resolvido que a migração para o T-Cross Comfortline (R$ 127.390) torna-se uma escolha pessoal caso você julgue indispensáveis itens como o ar-condicionado automático digital, chave presencial, painel de instrumentos digital, entre outros.

No topo da gama segue firme o T-Cross Highline com o apimentado 1.4 TSI de 150 cv sob o capô, mas é claro que ele atua em uma faixa de preço superior (R$ 136.890) e é mais indicado para quem deseja o máximo em termos de performance.

Ao volante, o T-Cross 200 TSI automático segue um modelo muito competente. Com seus 128 cv e 20,4 kgfm, o 1.0 turbo com injeção direta acelera o SUV de 0 a 100 km/h em suficientes 10,4 segundos com etanol e leva o modelo até 184 km/h de velocidade. Tudo isso com a vantagem do consumo de até 11 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

Graças à moderna plataforma MQB, o T-Cross entrega o estilo de rodar tipicamente alemão, com respostas precisas de freio, direção e suspensão, com um bom toque de esportividade.

Em resumo, se você gosta do VW T-Cross e considera a compra do modelo, o catálogo 200 TSI automático é uma interessante e equilibrada opção.

 

Ficha técnica

Volkswagen T-Cross 2021 200 TSI 1.0 12V flex automático 4p
Preço R$ 112.790 (06/2021)
Categoria SUV compacto
Vendas acumuladas neste ano 60.124 unidades
Motor 3 cilindros, 999 cm³
Potência 116 cv a 5500 rpm (gasolina)
Torque 20,4 kgfm a 2000 rpm
Dimensões Comprimento 4,199 m, largura 1,76 m, altura 1,568 m, entreeixos 2,651 m
Peso em ordem de marcha 1252 kg
Tanque de combustível 52 litros
Porta-malas 373 litros
Veja ficha completa

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