T-Cross tem estreia promissora no Brasil
Primeiro SUV compacto da Volkswagen já figura entre os seis mais vendidos com poucos dias de emplacamentos
Mesmo chegando bem mais atrasada que suas concorrentes ao segmento de SUVs compactos, a Volkswagen parece ter acertado na receita do T-Cross, seu primeiro produto do gênero. Com poucos dias de vendas, o utilitário esportivo acumulava até quinta-feira (18) 1.064 unidades emplacadas.
Com esse volume ele já está à frente de modelos como o C4 Cactus (976 exemplares), Duster (925), Captur (892) e Peugeot 2008 (508). O rival mais próximo acima dele é o EcoSport, com 1.627 unidades emplacadas.
Como se trata do início da produção e das vendas é normal que exista uma espécie de “rampa” em que aos poucos o veículo vai ampliando seu volume até estabilizar a oferta. Pelo que apresentou até aqui, o T-Cross parece se encaixar nos casos mais bem sucedidos dos últimos anos.
O Renegade, Creta e o Kicks, por exemplo, começaram suas carreiras comerciais em torno de 2.000 unidades, um patamar em que o Volks deve chegar logo. A exceção foi o HR-V que já chegou ao mercado com uma enorme expectativa a ponto de a Honda só lançar uma campanha massiva sobre o modelo depois de suprir seus próprios clientes mais fieis.
O bom presságio a respeito do T-Cross também vem do fato de a categoria de “jipinhos” ter hoje muitos concorrentes. É um cenário bem mais complexo e difícil do que encontraram o HR-V e o Renegade quando apenas o EcoSport e o Duster dividiam espaço.
O primeiro de muitos
O T-Cross tem como principais argumentos de vendas a tecnologia embarcada. Além do Tracker e do C4 Cactus, ele é um dos poucos por enquanto a ter motor turbo com injeção direta. Possui espaço interno generoso e é considerado um dos mais seguros do mercado. Sua faixa de preços, no entanto, é mais alta que vários rivais e não é à toa que a Volks já esteja planejando lançar outros SUVs para complementar a oferta do T-Cross.
Além do Tarek, argentino que estreará por aqui em 2021, a VW também terá um utilitário esportivo abaixo do T-Cross, com um porte semelhante ao do Hyundai Venue, que acaba de ser revelado em Nova York.
O atraso, pelo jeito, fez bem à Volkswagen que agora quer compensar os anos perdidos. Por enquanto, começou bem.