SUV inédito da Volkswagen terá item de segurança que Pulse e Kardian não têm
Flagra mostra o compacto A0 em testes no Brasil e revela que importante equipamento estará no novo modelo
A Volkswagen segue se preparando para entrar no segmento de SUVs compactos para encarar Fiat Pulse e Renault Kardian na faixa acima dos R$ 110 mil com o projeto A0 ou VW246, como é conhecido internamente. O nome do modelo terá cinco letras e ainda não foi revelado.
VEJA TAMBÉM:
Para se dar bem neste segmento, uma das armas do modelo, aparentemente, será a segurança. A conta @gessnermotors no Instagram publicou o flagra feito por um seguidor na rodovia dos Tamoios, que dá acesso ao litoral norte paulista. Mas, diferente de outros flagras, essas fotos mostram que o SUV terá freios a disco nas rodas traseiras. Pelo menos na versão fotografada.
Os rivais do modelo usam freios a tambor, menos eficientes. No caso do Pulse, até na versão esportiva Abarth, com 185 cv. Na imagem também é possível notar uma luz acesa no retrovisor do SUV da Volks. Trata-se do sensor de ponto cego. Neste caso, no entanto, o importante sistema será comum aos concorrentes.
O visual ainda não foi revelado, mas as fotos do flagra mostram bonitas rodas em forma de estrela e apenas um pedaço da lataria. O SUV só teve uma imagem oficial divulgada, que mostra um pouco de como será a frente.
Por dentro, a novidade deve ser diferente do Polo. Segundo a revista Autoesporte, a inspiração deve vir da Europa, mais precisamente do Skoda Fabia, outro modelo feito sobre a mesma plataforma. Terá, por exemplo, saídas de ar redondas nas extremidades e central multimídia destacada com tela de 10,2 polegadas.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Como será o SUV
O novo modelo começa a ser produzido no ano que vem sobre a plataforma MQB A0, a mesma do Polo. Deve ter o porte de seus rivais, com comprimento na faixa dos 4,10 metros.
Inicialmente, o SUV compacto terá apenas o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros e duas calibrações. A 170 TSI terá 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Já a configuração 200 TSI tem 128 cv e 20,4 kgfm, sempre automática de seis marchas. A Volkswagen já trabalha em versões híbridas leves para brigar justamente com o novo Fiat Pulse Hybrid.