'SUV das massas', VW Tera custará mais que Polo e menos que Nivus
Volkswagen aposta no crossover como um carro de volume, assim como foram Fusca e Gol
A Volkswagen aposta alto no sucesso do crossover Tera no mercado. Logo de cara, resolveu mostrar o carro, pela primeira vez na história, durante o badalado desfile de Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí. Além disso, já cravou os chamados "Easter Eggs" no vidro traseiro, com dois ícones da marca no Brasil: Fusca e Gol.
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Tudo isso não é por acaso. O Volkswagen Tera foi concebido para se tornar um dos carros mais vendidos do marca no Brasil, que está bem diferente do que era nos anos em que Fusca e Gol se tornaram os carros mais vendidos do país. Agora, além das conjunturas políticas e econômicas conturbadas, temos um mercado de modelos novos em que o ticket médio já superou os R$ 150 mil, conforme a consultoria Jato Brasil.
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Dentro dessa nova realidade, os hatches e sedãs compactos que sempre fizeram sucesso passarão a dar lugar aos crossovers, que são modelos que ficam abaixo dos SUVs compactos, segmento em que o Volkswagen Tera entra para brigar com Renault Kardian, Fiat Pulse e outros modelos que estão a caminho de outras fabricantes, como GM e Hyundai, esperados para 2026.
Interior moderno e conectado
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Imagem: Divulgação
Quando o VW Gol saiu de linha, no final de 2022, houve uma esperança de que a Volkswagen iria voltar a usar este nome forte do carro mais vendido do Brasil por 27 anos seguidos, mas já se sabia do movimento do mercado que mudaria o foco dos hatches compactos para os mais sofisticados, aventureiros e versáteis crossovers. E o descolamento da imagem do Gol tinha que acontecer.
O Volkswagen Tera ainda não teve os preços divulgados, uma vez que começará a ser vendido nos próximos meses, ainda sem data exata definida. Por enquanto, a marca diz apenas que chegará no primeiro semestre. Enquanto o carro não chega às lojas, a fabricante prepara o terreno, com reposicionamento do Polo no mercado. Algumas versões do hatch compacto devem sair de linha.
A esportiva GTS foi a primeira, para dar espaço a outro crossover, o Nivus GTS, que também chegará no primeiro semestre. A básica Track (a partir de R$ 92.990) vai continuar firme e forte, como o carro mais em conta da Volkswagen, assim como a Sense (R$ 104.490) e a Highline (R$ 127.490). Mas a MPI (R$ 96.490) e a TSI (R$ 111.490), por exemplo, correm o risco de sumirem para dar lugar às versões do Tera.
A briga com os concorrentes do Volkswagen Tera, de marcas tradicionais, não vai ser fácil. A GM prepara um modelo abaixo do Tracker e a Hyundai, um que será menor que o Creta. E os chineses continuam avançando no mercado brasileiro e também devem dar algum trabalho à marca alemã.
Estima-se que o Volkswagen Tera custe entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Todas as versões terão os mesmos motores que foram usados na linha do subcompacto Up!. A básica terá o 1.0 MPI, com câmbio manual, de cinco marchas. Haverá também as versões TSI, Confort e High, estas três com o 1.0 turboflex de 116 cv, sendo as duas últimas com caixa automática, de seis marchas.
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Imagem: Divulgação