SUV da Volkswagen já roda no Brasil em forma definitiva; veja projeções

Rival do Fiat Pulse e do Renault Kardian tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2025
Projeção mostra como deve ser o futuro SUV compacto da Volkswagen

Projeção mostra como deve ser o futuro SUV compacto da Volkswagen | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

A Volkswagen já começou os testes do seu SUV compacto que tem lançamento previsto para o segundo semestre do ano que vem. Ao menos duas unidades já foram vistas rodando no interior de São Paulo. Além disso, o utilitário esportivo também já teve flagras na Índia, onde será vendido sob a marca da Skoda.

> Fique por dentro de tudo em nosso grupo de WhatsApp

Com base nestes flagras, o designer Kléber Silva mostrou sua aposta de como o SUV deve se parecer. Podemos ver que o novo carro usará a mesma estrutura do Polo sobre a plataforma MQB A0. Dessa forma, o carro vai compartilhar itens como colunas e formato das portas com o hatch, mas com uma estampagem diferente.

Projeção mostra como deve ser o futuro SUV compacto da Volkswagen
Projeção mostra como deve ser o futuro SUV compacto da Volkswagen Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Os fortes vincos que cortam as laterais do Polo foram suavizadas e formam uma leve curva nos para-lamas traseiros. O teto também vem do hatch compacto, mas estendido com o uso de um spoiler a exemplo do que também acontece no Nivus.

VEJA TAMBÉM:

A frente terá uma grade mais estreita, como a reestilização do Virtus e a futura do Nivus mostram que vai ser uma tendência visual na marca. A entrada de ar para o motor será feita pelo para-choque. Na traseira, o esperado é que o SUV tenha lanternas interligadas como já acontece no Nivus e no T-Cross.

Projeção mostra como deve ser o futuro SUV compacto da Volkswagen
Projeção mostra como deve ser o futuro SUV compacto da Volkswagen Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Silva também imaginou como deve ser o interior do SUV. Ainda não há flagras que mostram a parte de dentro, mas as projeções apostam em uma central multimídia flutuante e em um painel digital. Indicativo desta tendência foram as reestilizações recentes de T-Cross e Jetta.

O novo SUV da Volkswagen é esperado no Brasil com motores 1.0 TSI e com cerca de 4,10 metros de comprimento. O objetivo é brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian na faixa que hoje fica entre R$ 105 mil e R$ 135 mil.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023