SUV compacto da VW no Brasil pode ter origem na Seat
Braço espanhol do conglomerado alemão anunciou que trabalha em um rival para Honda HR-V e cia.
A Volkswagen já deu sinais claros de que prepara uma ofensiva entre os utilitários esportivos, modelos que contam com cada vez mais sucesso entre os consumidores ao redor do mundo. Para os EUA, por exemplo. a marca prepara um SUV de grande porte com capacidade para 7 lugares, algo bem típico do gosto local.
Já para a Europa, a estratégia é oferecer um modelo comedido nas dimensões e com comportamento dinâmico voltado para a esportividade. Para o continente em questão, o Polo servirá de base para o futuro SUV compacto derivado do T-Cross Breeze.
Mas e para o Brasil e os demais mercados emergentes, muitos dos quais um produto recheado de tecnologia como o Polo acaba se tornando caro demais?
A solução da Volkswagen começa a ser apresentada nesta quarta-feira (24) com um discreto, porém importante anuncio da espanhola Seat. A marca revelou que vai iniciar a produção de um inédito SUV compacto a partir de 2017 em sua fábrica de Martorell, na Espanha.
Ainda neste semestre a Seat inicia a comercialização na Europa do Ateca, um SUV de porte médio destinado a concorrer com modelos como o Kia Sportage, Honda CR-V, dentre outros.
Por ser uma marca de produtos um pouco mais simplificados em relação aos primos da Volkswagen, o futuro SUV compacto da Seat tem grande chance de ser aproveitado também no Brasil apenas com o logotipo da marca alemã na grade dianteira.
Conforme antecipamos, a Volkswagen confirmou que tem programado para o curto e médio prazos o lançamento de quatro novos produtos no Brasil e já trabalha em um ritmo acelerado para colocá-los nas lojas a partir de 2018. A chegada da plataforma modular MQB ao Brasil também ajudará muito na ampliação da gama.
Produtos com ótima aceitação no mercado, o Jeep Renegade e o Honda HR-V comercializaram juntos quase 20 mil unidades nos dois primeiros meses do ano, o que comprova a necessidade para quase todas as marcas de atuar no segmento. E a Volkswagen sabe que precisa abocanhar uma fatia desse bolo.