Sucessor do Passat? VW prepara sedan elétrico com 700 km de autonomia
Modelo terá até mesmo uma variante de alto desempenho
Há pouco tempo noticiamos que o Volkswagen Passat, um dos modelos mais tradicionais da marca alemã, poderia estar com os dias contados na medida em que a empresa muda o seu foco para automóveis com propulsão 100% elétrica. A procura cada vez maior do público por SUVs também é algo que, de certa forma, está reduzindo a participação de mercado dos sedans globalmente.
Uma notícia interessante apurada pela inglesa Autocar sinaliza que a Volkswagen ainda poderá atender os fãs de três volumes no futuro, porém com um automóvel bastante singular.
Ouvido pela publicação europeia, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da VW, Frank Welsch, revelou que a marca vai lançar um modelo derivado do conceito ID Vizzion. A novidade deverá ser apresentada em 2023 para alguns mercados do Velho Continente e provavelmente deverá adotar a nomenclatura ID.6, seguindo a referência da família elétrica da marca.
Além da configuração sedan, o ID.6 de produção também poderá dar origem a uma station wagon e uma grande vantagem do projeto será oferecer um nível de espaço interno muito superior ao do Passat, sinalizam as informações de bastidores. Por ser uma mecânica menos complexa, a propulsão elétrica permite que os designers e engenheiros possam privilegiar o espaço para os passageiros e bagagens na concepção de um automóvel.
Construído sobre a nova plataforma modular para veículos elétricos (MEB) do conglomerado alemão, o ID.6 pode contar com variantes de um motor elétrico entre as rodas traseiras ou dois motores elétricos, um em cada eixo, para conferir tração integral ao sedan.
De acordo com o executivo da VW ouvido pela Autocar, a variante com dois propulsores pode dar origem a uma versão de alta performance chamada GTX, que seria capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 5,5 segundos. Mesmo na variante com tração somente nas rodas traseiras, o nível de desempenho será muito bom, com a mesma prova de aceleração cumprida em 8,5 segundos, estima Welsch.
Assim como outros modelos da gama ID., o sedan elétrico terá algumas configurações disponíveis para a bateria principal do sistema. A mais robusta delas, com 84 kW, terá uma capacidade para conferir ao modelo uma notável autonomia de 700 km. Será um número superior ao de sedans de tamanho equivalente ao ID.6 com propulsores térmicos. Logo, a questão do alcance deverá ser um tema amplamente superado quando a novidade chegar ao mercado.
Não por acaso, o futuro sedan elétrico da VW será produzido em Emden, na Alemanha, a partir de 2023, mesma fábrica que hoje produz o Passat para abastecer o mercado Europeu. O local deverá passar por uma ampla renovação para fabricar automóveis elétricos e deverá ser capaz de produzir cerca de 300 mil automóveis com este tipo de propulsão dentro de três anos.