Só R$ 30 mil: Toyota Fielder é a perua usada que todo brasileiro sente falta até hoje

Bonita, robusta e bem equipada, no mercado de usados, ela pode ser um ótimo negócio
Toyota Fielder S

Toyota Fielder S | Imagem: Divulgação

A Toyota Fielder foi lançada em maio de 2005 e compartilhava a mesma plataforma com o Corolla, assim como o motor com bloco e cabeçote de alumínio 1.8 16V e comando de válvulas variável inteligente VVT-i de 136 cv.  Em suas dimensões, conta com os mesmos 2,60 metros de entreeixos do sedã, mas no comprimento tem 4,45 m, ou 8 cm menor no comprimento total. Desta forma, a Fielder comporta 411 litros, ou 26 litros a menos que o Corolla. 

VEJA TAMBÉM:

Vendida em versão única, a Fielder traz: airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, relógio digital, CD-player, aviso sonoro de chave na ignição e de faróis ligados, regulagem de altura do banco do motorista e do volante, vidros e retrovisores elétricos, freios ABS, rodas de liga leve, alarme com controle remoto e travas elétricas com acionamento a distância e o travamento automático das portas quando o veículo atinge 20 km/h. Opcionalmente, só o câmbio automático de quatro marchas.

Em setembro de 2006 veio a série especial S da Fielder. Com 450 unidades produzidas, a diferença está no apelo esportivo com spoilers nos para-choques, saias laterais, faróis com máscara negra, faróis de neblina, retrovisores, maçanetas, moldura de placa e bagageiro pintados na cor cinza, além de rodas de aro 15 com novo desenho. Na parte interna, console central e manopla do câmbio pintados em prata, revestimento de couro, além de mostradores com novo grafismo e CD-player com entrada para arquivos com extensão MP3 eram alguns dos itens exclusivos dessa versão.

Em maio de 2007, a perua da Toyota ganhou a tecnologia flex para o seu motor 1.8. Batizado de VVT-i Flex, a potência era mantida em 136 cv tanto na gasolina quanto no etanol, assim como o torque de 17,5 kgfm. Além dessa novidade, a linha 2007 também recebeu as versões XEi e a top de linha SE-G que se distinguia basicamente pela grade e rodas com novos desenhos.

Na lista de itens de série, contava com os mesmos acessórios do modelo de entrada, incluindo o painel de instrumentos com iluminação Optitron, piloto automático, ar-condicionado digital e CD player para seis discos integrado ao painel.

Apesar de ter conquistado uma legião de fãs graças a resistência e confiabilidade do irmão Corolla, em 2008 a perua se despedia da linha de montagem na fábrica de Indaiatuba, interior de São Paulo.

 

PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO

Toyota Fielder S
Toyota Fielder tinha versão SEG, que vinha com cluster com iluminação de fibra ótica e ar-condicionado digital
Imagem: Divulgação
  • Para-barro

Não é difícil encontrar modelos sem o para-barro, aquele acabamento interno que vai instalado por dentro do para-lamas. Feito de plástico frágil, a presença do acessório em boas condições indica o cuidado que o dono teve com o carro.

  • Caixa de direção

Atente para a caixa de direção que pode apresentar folgas e ruídos, e são mais fáceis de perceber em paralelepípedos. Por isso, ao fazer o test drive, procure por ruas com este tipo de piso para avaliar o estado do componente. Se você notar alguma imprecisão ou tranco no volante ao passar pelas irregularidades do piso, leve até um mecânico de confiança.

  • Coxins

Outros ruídos podem surgir na parte dianteira, oriundos das buchas da suspensão ou de amortecedores trincados. Se a origem dos barulhos não vier destas peças citadas, o problema pode estar nos coxins rachados do motor.

  • Discos e pastilhas

Não se esqueça de verificar o estado dos discos e pastilhas de freio, tanto na parte dianteira, quanto traseira, pois eles apresentam durabilidade baixa. Cada disco custa, em média, R$ 800 e no caso do jogo de pastilha sai por R$ 600, fora a mão de obra.

  • Recall

Em 2015, a Toyota anunciou um recall para os modelos fabricados entre 2004 e 2007 para a troca do deflagrador do air-bag do passageiro, que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça da peça, juntamente com a bolsa deflagrada. Veja se a unidade que está olhando para comprar está na lista do chamamento pelo número do chassi.


MELHORES E PIORES UNIDADES PARA COMPRAR

Toyota Fielder S
Toyota Fielder S é a versão com apelo esportivo com detalhes exclusivos, como os deflefores de ar na carroceria
Imagem: Divulgação

Se você está pretendendo adquirir uma Fielder, vá em frente e compre sem medo - seja qual for a versão ou tipo de câmbio (mecânico ou automático), desde que esteja com a parte mecânica e elétrica em dia, naturalmente.

Bonita, robusta, confortável, dona de um bom acabamento e de marca confiável… O que mais você pode querer por um precinho bem camarada?

Custando menos de R$ 30 mil e com todas estas qualidades acima citadas, é normal encontrar unidades com mais de 200 mil km “em plena forma”. No entanto, nada de se acomodar e comprar logo a primeira que vier pela frente, ainda que esteja com preço tentador.

A primeira regra se for optar pela versão com transmissão automática é checar se o fluido da caixa foi trocado no prazo correto. A manutenção, que consiste na limpeza dos ímãs que retém a limalha, além da troca do filtro, bem como o fluido, deve ser feita a cada 40 mil km. Um livreto carimbado com todas as revisões é um ótimo sinal de cuidado não só com este item, mas com todos os demais fluidos como o do freio e direção hidráulica, óleo do motor e líquido de arrefecimento.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Toyota Fielder S

Toyota Fielder S

Toyota Fielder S

Toyota Fielder S

Toyota Fielder S

Toyota Fielder S

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa