Saudades da Kombi? Sucessora da van ganha nova geração na Europa
Divisão de veículos comerciais da Volkswagen apresenta a nova Multivan
Primeiro com o nome Transporter e posteriormente adotando a designação Multivan, ao contrário do Brasil, a Kombi na Europa contou com uma carreira muito mais longeva.
E a divisão de veículos comerciais da Volkswagen apresentou nesta quinta-feira (10) aquela que é a sétima geração da sucessora da Kombi dentro do portfólio da empresa.
O modelo, como você poderá conferir, passou por mudanças profundas, que contemplam desde a plataforma até o conjunto mecânico.
A partir da sétima geração a Multivan passa a ser construída sobre a mesma plataforma modular MQB que sustenta diversos outros modelos do grupo Volkswagen, como o Polo, Golf e o Passat europeu.
A nova geração da Multivan conta com 4,97 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,90 m de altura e oferece entre-eixos de 3,12 m para acomodar com conforto seus 7 passageiros. A Volkswagen Commercial Vehicles anuncia que também vai oferecer a van em uma opção com 5,17 m de comprimento.
Entre seus diferenciais, a nova Multivan contará com um interior ainda mais modular, nas palavras da fabricante. Os cinco assentos para os passageiros poderão ser removidos para maior flexibilidade no transporte de cargas ou até mesmo rotacionados em 180º para criar “sala de conferência” a bordo do modelo.
Longe de ser um veículo rústico ou voltado apenas para o trabalho, na Europa a Multivan conta com um caráter de veículo familiar e poderá receber recursos como teto solar panorâmico, rodas de liga leve até o aro 19” e até mesmo o sistema de iluminação IQ.Light, que estreou recentemente aqui no Brasil com o Taos. Baseado em uma matriz full-LED, os faróis são capazes de oferecer o tipo de iluminação necessária dependendo das condições de uso do carro e também colaboram para não ofuscar o motorista no sentido oposto.
Além de painel de instrumentos digital com tela de 10,25” e central multimídia de 10”, a Kombi moderna conta com mais de 34 assistentes de condução, incluindo o alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, entre outros.
Pela primeira vez na história da divisão de veículos comerciais da VW um de seus modelos contará com propulsão eletrificada.
O grande destaque na nova Multivan fica por conta da versão eHybrid, que combina o propulsor 1.4 TSI de 150 cv com um motor elétrico para resultar em 218 cv de potência combinada. A Multivan eHybrid contará com uma bateria de 13 kWh e câmbio de dupla embreagem com 6 marchas.
A van também contará com as opções de motores 1.5 TSI de 136 cv e 2.0 TSI de 204 cv, ambos a gasolina. Em 2022, o modelo terá o reforço de uma unidade 4 cilindros diesel com 150 cv. Os propulsores não eletrificados contarão com a caixa de dupla embreagem e 7 marchas.