Rival para o Pulse Abarth: designer imagina um eventual VW Nivus R-Line

Crossover da marca alemã deverá receber evoluções no fim do ano que vem
Ilustração artística de Kleber Silva para um eventual VW Nivus R-Line

Ilustração artística de Kleber Silva para um eventual VW Nivus R-Line | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Graças ao seu design diferenciado e mais arrojado, o VW Nivus tornou-se um dos produtos de maior sucesso na gama atual da marca alemã no Brasil. 

Considerando essa boa aceitação do crossover por aqui, é plausível imaginar que a Volkswagen pode atuar em mais nichos de mercado com o modelo, indo, portanto, bem além das atuais versões Comfortline e Highline oferecidas hoje em dia para o modelo. 

Em um exercício de estilo, o designer Kleber Silva imaginou o que pode ser uma interessante configuração esportiva para o VW Nivus, catálogo que poderia surgir como uma notável alternativa ao Fiat Pulse Abarth

Vale lembrar que, na Europa, o VW Taigo, o irmão gêmeo do Nivus comercializado por lá, tem em seu leque de versões uma interessante opção R-Line com o propulsor 1.5 TSI sob o capô. 

Volkswagen Taigo 2022
Acima o Volkswagen Taigo R-Line para o mercado europeu: inspiração para o Nivus esportivo
Imagem: Divulgação

Quem sabe a Volkswagen poderia investir no mesmo catálogo por aqui, mas aplicando sob o capô do “Nivus R-Line” o propulsor 1.4 TSI oferecido em outros modelos da marca. 

É fato que a Volkswagen já atua no segmento de compactos esportivos com o Polo GTS, porém é fato que um crossover teria um apelo comercial muito mais forte junto ao público. Não por acaso a Fiat apostou no Pulse para realçar as características da marca Abarth em nosso mercado. 

Com os 150 cv e 25,5 kgfm que o 1.4 TSI entrega sob o capô de alguns modelos da VW por aqui, o Nivus certamente seria capaz de entregar um comportamento dinâmico muito mais envolvente. 

Vale salientar, segundo apurações recentes do Autos Segredos, que está nos planos da VW realizar algumas melhorias na gama Nivus para a linha 2024, a qual deverá ser revelada no fim do ano que vem. 

De acordo com o site, ao menos no que diz respeito ao portfólio do Nivus 2024 uma grande novidade seria a inclusão de um catálogo de entrada Sense, nos moldes do que acontece hoje com o T-Cross. 

A estratégia será parecida com o que a Fiat tem nos planos para o Fastback, no caso a inclusão da versão Drive de entrada. Tanto o Fastback Drive quanto o eventual Nivus Sense devem abrir mão de alguns assistentes de condução e trazer uma lista de equipamentos de série com o essencial em termos de conforto e conectividade em busca de valores mais competitivos dentro do segmento. 

Apenas como referência, atualmente o Nivus Comfortline parte de R$ 124.100 na maior parte do território nacional, enquanto o Fastback Audace inicia em R$ 131.490. 

Apesar da guinada mais racional para o portfólio do Nivus, vale deixarmos no radar a possibilidade da criação de um catálogo esportivo, em especial considerando a boa aceitação inicial do Pulse Abarth durante o lançamento, provando que existe demanda no mercado por modelos com vocação esportiva real. 

Ilustração artística de Kleber Silva para um eventual VW Nivus R-Line
Ilustração artística de Kleber Silva para um eventual VW Nivus R-Line
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis