Renault Kiger: por que é interessante ficarmos de olho no futuro SUV derivado do Kwid?
Modelo deverá ser lançado no país asiático ainda neste ano; saiba mais
Com a perspectiva de ganhar cada vez mais força ao redor do mundo nos próximos anos, o segmento de SUVs pequenos, com comprimento na casa dos 4 metros, merece cada vez mais nossa atenção.
Uma notícia bem interessante que chega dos colegas do Autocar India diz respeito a uma projeção sobre o que podemos esperar para o Renault Kiger, mais um interessante fruto da família de baixo custo que tem no Kwid o seu expoente. No país asiático, a Renault também oferece o Triber, um interessante monovolume com capacidade para 7 passageiros e preço baixo.
O Renault Kiger terá um irmão por parte da Nissan, que deverá ser chamado Magnite. A previsão, após mudanças no cronograma das duas marcas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, é que o Kiger seja revelado em outubro deste ano na Índia.
Como a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi está em um profundo processo de reestruturação de suas atividades globais, é cedo apostarmos em qualquer possibilidade de nacionalização do Kiger ou do Magnite. Certamente, no caso das duas marcas, a excelente aceitação dos SUVs entre o público brasileiro e o fato delas já contarem com um produto dessa silhueta e preço acessível torna bastante plausível qualquer aposta em uma aproximação da dupla em relação ao nosso país nos próximos anos.
Nos bastidores, sabemos que a Ford tem aspirações de transformar o sucessor do Ka nacional em uma espécie de crossover mais acessível, enquanto o futuro VW Gol de nova geração poderá ter um SUV derivado de seu projeto.
Como é possível ver nos flagras mais recentes e na projeção divulgada pelo site da Autocar India, o Renault Kiger terá traços bem interessantes, mantendo o porte compacto. O modelo será feito com base na arquitetura CMF em sua variante A+. Aqui no Brasil, a Renault-Nissan já deixou claro que vai nacionalizar a mesmo plataforma para seus futuros modelos nacionais, porém tomando como base a derivação B (compactos). De qualquer, uma adaptação para o projeto de Kiger ou Magnite não seria algo tão complexo. O Captur, por exemplo, é fabricado aqui no Brasil sobre a mesma estrutura do Duster, enquanto, na Europa, adota uma arquitetura bem mais sofisticada.
Na Índia, é esperado que o Kiger conte com motor 1.0 em suas variantes de aspiração natural e turbo. As opções de câmbio vão contemplar o manual, automatizado e um CVT somente para a variante 1.0 sobrealimentada.
De qualquer forma, vamos ficar de olho nas próximas movimentações de Renault e Nissan e noticiaremos todos os detalhes aqui no Autoo. Acompanhe!