Por conta da crise, sucessor do VW Gol e seu SUV derivado devem atrasar

Pandemia do novo coronavírus fará a Volkswagen rever seus planos de investimento no país
Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Volkswagen Gol

Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Volkswagen Gol | Imagem: Kleber Silva/Autoo

Além de ter apresentado mais detalhes sobre o Nivus, um dos lançamentos mais aguardados para este ano, o presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si, revelou mais uma informação relevante durante a entrevista que concedeu para o Automotive Business.

De acordo com o principal executivo da fabricante para o Brasil e demais países vizinhos, a crise econômica desencadeada pela Covid-19 fará a empresa “congelar” seu novo ciclo de investimentos no país. Já era aguardada uma manifestação da Volkswagen sobre um aporte na unidade da Taubaté (SP), o qual, apesar da marca não confirmar até o momento, deve se tratar do montante necessário para o desenvolvimento do sucessor do Gol e a criação de um SUV/crossover derivado de baixo custo.

O presidente da VW para a América Latina explica que nesse momento a empresa tem que lidar com um consumo excessivo do seu dinheiro em caixa, uma vez que, com fábricas e vendas paradas, ela precisa cumprir com o pagamento da folha salarial entre outras despesas. “Em três ou quatro meses desembolsaremos valor similar a um plano de investimento para três ou quatro anos”, pondera o executivo.

De acordo com Pablo Di Si, a perspectiva é que assim que o período mais agudo da crise passar será possível para a subsidiária brasileira da Volkswagen realizar uma análise mais profunda do cenário econômico e do setor automotivo e estabelecer seu próximo plano de investimentos. Durante toda a entrevista, o executivo deixou claro que o futuro plano de investimentos está apenas paralisado devido às circunstâncias e não cancelado, o que por si só já é uma boa notícia.

Celebrando 40 anos de mercado em 2020 e um modelo que já se tornou uma referência no setor automotivo brasileiro, a expectativa é que a nova geração do Gol chegasse ao mercado em 2022. Com os reflexos da crise, portanto, é muito provável que o cronograma possa sofrer atrasos.

Projeção de Kleber Silva sobre a próxima geração do Volkswagen Gol
Projeção de Kleber Silva sobre a próxima geração do Volkswagen Gol
Imagem: Kleber Silva/Autoo

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa