Resposta ao Fiat Pulse? VW prepara Nivus 170 TSI mais acessível

Nova configuração do crossover está confirmada para estrear na Argentina ainda neste ano
Volkswagen Nivus 2021

Volkswagen Nivus 2021 | Imagem: Divulgação

Sem dúvida o Fiat Pulse chegou ao mercado trazendo um custo-benefício muito competitivo, partindo de cerca de R$ 80 mil em seu catálogo com câmbio manual e motor 1.3 Firefly.

Aqui no Brasil, um dos concorrentes diretos para o Fiat Pulse em termos de proposta é o Volkswagen Nivus e, ao que tudo indica, a fabricante alemã está se movimentando para preparar uma resposta ao novo modelo da Fiat e manter o Nivus vivo dentro da disputa por novos consumidores.

Segundo apuração do argentino CarsMagazine e repercutido nesta quinta-feira pelo site da Revista Carro, a Volkswagen deverá colocar no mercado uma versão mais simples do Nivus, focada em um espectro de preço mais próximo ao do Fiat Pulse.

O futuro Nivus de entrada deverá manter o motor 1.0 sobrealimentado sob o capô, porém na configuração 170 TSI, tal como aplicada no já descontinuado up!. No hatch em questão, o propulsor 170 TSI era calibrado para 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, sendo que ele trabalhava exclusivamente com uma transmissão manual de 5 marchas no up!.

A estreia do Nivus 170 TSI foi confirmada ao CarsMagazine por Martín Massimino, diretor comercial do Volkswagen Group na Argentina.

Segundo o executivo, “antes do fim do ano lançaremos o Nivus 170 TSI na Argentina como a nova versão de entrada da gama, com um nível de equipamentos menor e um preço mais acessível”.

Saiba mais: Fiat Pulse é bom de dirigir? Devo comprar? Avaliamos o SUV em 5 pontos

Atualmente, aqui no Brasil, o VW Nivus é comercializado apenas em duas versões, ambas com motor 1.0 turbo na configuração 200 TSI (128 cv/20,4 kgfm) e câmbio automático de 6 marchas.

Tabelado em R$ 108.680, o Nivus Comfortline recentemente perdeu na linha 2022 a central multimídia de série, entretanto ainda preserva itens como os 6 airbags, controles de tração e estabilidade, painel de instrumentos digital, rodas de liga leve aro 16”, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Apenas como comparação, o Fiat Pulse Audace, tabelado em R$ 107.990, traz de série não só a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, como também conta com o pacote ADAS de assistentes de condução composto por alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e farol alto automático.

O Pulse assim configurado também conta com motorização 1.0 turbo e transmissão automática.

Logo, com a movimentação da VW talvez a fabricante estude uma opção do Nivus para gravitar em uma faixa de valor mais próxima aos R$ 100 mil, entretanto podemos prever uma lista de equipamentos de série enxuta.

Resta saber se o Nivus 170 TSI será ofertado com a transmissão automática de 6 marchas, tipo de câmbio preferido por consumidores do segmento, ou a Volkswagen vai aplicar na configuração inédita do crossover uma caixa manual em busca de um preço final ainda mais convidativo para o produto.  

Produzido em São Bernardo do Campo (SP), de onde é exportado para os países da região, é provável que o Nivus 170 TSI faça sua estreia em nosso mercado em breve. Vamos acompanhar!

Flagra do Nivus 170 TSI: versão desconsiderada pela fabricante
Flagra do Nivus 170 TSI em testes no Brasil
Imagem: Reprodução internet

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis