Rascunhos iniciais da Amarok mostram como nova picape poderia ter ficado melhor

Apesar das ideias concebidas pelo designer Florian Richter, a Volkswagen optou por um projeto conservador sobre a base da Ford Ranger
Ilustração conceitual da nova Amarok

Ilustração conceitual da nova Amarok | Imagem: Divulgação

O chefe de design da Volkswagen Veículos Comerciais, Albert Kirzinger, compartilhou no LinkedIn algumas imagens dos esboços do desenvolvimento da nova picape Amarok criados pelo designer da empresa alemã, Florian Richter. 

As ilustrações oficiais apresentam uma versão da Amarok com uma abordagem mais arredondada, sem perder sua natureza robusta, mantendo as mesmas proporções de picape de cabine dupla com rodas extremamente grandes e de altura elevada.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

A parte dianteira da picape conceitual apresenta faróis de LED mais complexos que se fundem com uma grade alongada, com uma única entrada inferior do para-choque acima de uma proteção do tipo alumínio. Outros detalhes incluem a inscrição "Amarok" no capô esculpido e linhas mais suaves nos para-lamas. 

Há também uma tampa da caçamba dividida, nos moldes da Fiat Toro, com escapes duplos no para-choque.

Ilustração conceitual da nova Amarok
Ilustração conceitual da nova Amarok
Imagem: Divulgação

Porém, a Volkswagen preferiu evitar o projeto mais arrojado em favor de uma adaptação mais simples por conta da parceria com a Ford, já que a nova geração é construída sobre a mesma plataforma da picape Ranger.

A segunda geração da Amarok, no entanto, conviverá com a picape que é produzida na Argentina e vendida no Brasil. Espera-se, inclusive, uma atualização mecânica e visual no modelo, lançado em 2009. Já a Amarok/Ranger será produzida na África do Sul pela Ford e exportada para outros mercados.

A divulgação de esboços de desenvolvimento de fabricantes de automóveis é uma prática cada vez mais comum, permitindo ao público ter um vislumbre do processo de design. E esse “vazamento” provavelmente não vai afetar o design final de outras montadoras, como a da Argentina, que deve se inspirar na versão produzida mundialmente. 

Volkswagen Amarok 2023
Como ficou a Amarok baseada na Ranger
Imagem: Divulgação