Projeto do carro ''popular'' da VW parece avançar

Com uma nova política mais descentralizada, a Skoda toma a dianteira do projeto inédito voltado para a Índia
Acima o Volkswagen Lupo, uma tentativa da marca alemã de criar um carro de baixo custo

Acima o Volkswagen Lupo, uma tentativa da marca alemã de criar um carro de baixo custo | Imagem: Divulgação

Por aqui temos o up! e o Gol como os modelos mais acessível para quem entrar na gama Volkswagen, mas a montadora alemã planeja um modelo inédito, de custo muito mais baixo, para ganhar espaço no vasto mercado indiano. A missão de desenvolver esse produto acaba de ser delegada para a Skoda, uma das marcas do conglomerado alemão responsável por produtos mais acessíveis. O projeto, de toda forma, não deixa de ser interessante para o mercado brasileiro também, uma vez que dependendo do custo a filial brasileira poderia ao menos estudar a oferta desse novo compacto também por aqui.

Até o momento sabe-se que a marca tcheca realiza uma aproximação com a indiana Tata para estudar formas de uma possível colaboração entre as empresas, sendo que a Skoda/VW poderia construir esse novo modelo sobre alguma plataforma desevolvida pela Tata.

O projeto parece ganhar um novo fôlego com a re-estruturação do grupo Volkswagen após o escândalo de fraude em emissões dos motores de carros a diesel do conglomerado, crise que já custou mais de US$ 25 bilhões para a companhia. A partir de agora a empresa deverá adotar uma postura menos centralizadora de sua matriz em Wolfsburg, dando mais liberdade para decisões locais.

O projeto de um carro de baixo custo sempre foi um entrave dentro do grupo VW uma vez que os executivos alemães não abriam mão excelência técnica nos carros da marca, o que tornava muito difícil para os engenheiros e designers reduzir o custo do carro para o patamar desejado.

Já é dito, nos bastidores, que a Skoda foi autorizada a tomar decisões importantes no projeto do futuro VW “popular”, apenas apresentando um relatório para a matriz do encaminhamento do projeto. Na estrutura antiga da VW, o CEO global da empresa era envolvido em cada novo projeto da fabricante, o que comprometia inclusive o tempo de desenvolvimento.

Alguns analistas inclusive creditam a essa política o fato da Volkswagen nunca conseguir muito sucesso em mercados como os EUA, onde os carros não atendiam os gostos locais. Em novos projetos como o da próxima geração do Volkswagen Golf, que deverá ser revelada em 2019, o trabalho está sendo desenvolvido de forma bem mais rápida com a implantação da nova estrutura organizacional.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis