Projeções antecipam linhas do sucessor do Volkswagen Up! em 2027

Novo subcompacto será elétrico e deverá se chamar ID.1 e custará em torno de 20 mil euros, ou cerca de R$ 120 mil
Projeções mostram como deverá ficar o VW ID.1, que vai entrar no lugar do Up!

Projeções mostram como deverá ficar o VW ID.1, que vai entrar no lugar do Up! | Imagem: Projeção Kleber Silva

A Volkswagen prepara o sucessor do pequeno Up! modelo que foi vendido em várias países da Europa e no Brasil, onde recebeu algumas mudanças para se adaptar ao nosso mercado, como a maior distância entre-eixos. Mesmo assim, apesar do carro ter um legião de fãs, acabou tendo ciclo relativamente curto por aqui, entre fevereiro de 2014 e abril de 2021.

VEJA TAMBÉM:

O novo modelo deverá ser o ID.1, totalmente elétrico e mais voltado ao mercado europeu, onde está sendo aguardado a partir de 2027, com versões de outras marcas do Grupo Volkswagen, o que inclui Skoda, Cupra e Seat. A partir do que se sabe do carro até agora, o designer Kleber Silva fez as projeções de como deverá ficar a novidade. 

Assim como o ID.3 e os demais integrantes da família ID de modelos elétricos da Volkswagem, o ID.1  também será fabricado sobre a plataforma MEB. Isso ajudará a reduzir os custos de produção para chegar ao preço competitivo estimado ao redor de 20 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 120 mil em uma conversão simples. 

Traseira segue estilo do VW ID.3

Traseira do VW ID.1 segue o mesmo padrão do ID.3, o hatch compacto elétrico da marca alemã
Traseira do VW ID.1 segue o mesmo padrão do ID.3, o hatch compacto elétrico da marca alemã
Imagem: Divulgação

Para isso também será preciso adotar soluções simples e eficientes, o que não inclua supérfluos, mas que seja o suficiente para garantir a segurança e o conforto dos ocupantes. Baterias compactas também deverão fazer parte do projeto contanto que possam oferecer uma autonomia de, pelo menos ao redor de 300 quilômetros. 

Estima-se que o VW ID.1 terá 3.60 m de comprimento por 1,64 m de largura e 1,50 m de altura, dimensões parecidas com as do Up! vendido no Brasil, exceto pelo comprimento, que é de 3,68 m no subcompacto que saiu de linha. Mesmo assim, o novo modelo elétrico deverá ter versões de quatro portas.

Como o VW ID.1 está  sendo  concebido para ser vendido na Europa, as chances de termos o novo carrinhono Brasil são quase nulas. Até mesmo para o sofisticado mercado europeu está sendo desafiante apostar em um modelo 100% elétrico e de pequeno porte pelos aumentos nos custos envolvidos e sem tantos subsídios dos governos como há pouco tempo. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise