Primeiro VW todo desenvolvido na região, Nivus alcança 100 mil unidades produzidas
Projeto do crossover nacional também foi aproveitado no mercado europeu, dando origem ao VW Taigo
Dois anos após seu lançamento, o Volkswagen Nivus alcança o importante marco de 100 mil unidades produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Projeto relevante para a divisão local da Volkswagen, o Nivus foi o primeiro automóvel completamente desenvolvido na América Latina e trouxe uma grande inovação para a companhia no Brasil.
Segundo a VW explica, o projeto do crossover foi elaborado de forma 100% digital, sem que fosse necessário fazer um único protótipo físico para desenvolver a novidade. Para efeito de comparação, detalha a marca alemã, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos.
Vale pontuar que o Nivus também foi o primeiro VW desenvolvido em nossa região que passou a ser produzido também na Europa, dando origem ao VW Taigo.
Para fabricar o Nivus em São Bernardo do Campo, a planta Anchieta recebeu novas instalações na área de Armação, detalha a VW.
“Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados”, acrescenta a Volkswagen.
Do Brasil, o Nivus já foi exportado para 15 países das Américas Central e do Sul.
Já em sua linha 2023, o Nivus segue comercializado por aqui nos catálogos Comfortline e Highline, ambos com o propulsor 1.0 TSI sob o capô associado unicamente ao câmbio automático de 6 marchas.
O Nivus Comfortline parte de R$ 121.670 e oferece como itens de série o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, 6 airbags, central multimídia com câmera de ré, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 16”, sensor de estacionamento, start-stop, entre outros itens.