Onix e Prisma ganham câmbio automático

Modelos da Chevrolet são os únicos de suas categorias equipados com uma caixa de 6 velocidades; preços começam em R$ 43.390

A cor Blue Sky é novidade na linha 2014 | Imagem: GM

A General Motors quer levar o câmbio automático para as camadas mais populares do mercado. A marca anunciou nesta terça-feira (16) a chegada dos modelos Onix e Prisma em versões equipadas com transmissão automática sequencial de 6 marchas na linha 2014.

O Onix nessa configuração tem preço inicial de R$ 43.390 na versão LT e R$ 47.190 na top de linha LTZ. Já o Prisma com a novo câmbio começa em R$ 46.390 na primeira opção de acabamento e R$ 49.990 no modelo com pacote de itens superior. Segundo a Chevrolet, os carros chegam à rede de concessionárias até o final de julho.

Avaliação: Chevrolet acerta na mão com o Onix

“Quanto mais conteúdo, mais demanda um carro tem. O consumidor está cada vez mais interessado em carros com câmbio automático. Com esses modelos vamos popularizar a transmissão automática”, aposta Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM do Brasil. O Onix automático é o terceiro modelo do gênero mais barato do Brasil, atrás apenas do Renault Sandero (R$ 40.680) e Peugeot 207 AT (R$ 41.990).

Conforme contou Mahnke durante a apresentação dos carros, o mix de vendas esperados para as versões automáticas será de 10% no volume do Onix e 20% para o montante de emplacamentos do Prisma.

Avaliação: Novo Prisma faz esquecer o antigo em todos os sentidos

A caixa automática presente nos veículo é a GF6, a mesma presente nos modelos Cruze, Sonic (hatch e sedã), Spin e Cobalt. A montadora, todavia, afirma que o câmbio que equipa o Onix e Prisma da linha 2014 já é de uma “segunda geração”, com melhorias que tornam as trocas de marcha mais suaves e até 50% mais rápidas, como explica a marca.

A configuração de 6 marchas é exclusiva da GM nos segmentos onde os novos produtos atuam. Entre os concorrentes estão modelos com câmbio automáticos de 4 marchas e o automatizados (com embreagem robotizada) de 5 velocidades.

Tanto o hatch como o sedã são impulsionados pelo motor 1.4 flex capaz de gerar até 106 cv e torque máximo de 13,9 kgfm com etanol – com gasolina os números caem para 98 cv e 13 kgfm. Conforme número da montadora, o Prisma automático acelera do 0 aos 100 km/h em 12 segundos e o Onix cumpre a mesma prova em 11,9 s (quando abastecidos 100% com etanol). Já a velocidade máxima de ambos é de 171 km/h.

Mais itens na linha 2014

Além do câmbio automático, a linhas 2014 de Onix e Prisma também tem modificações nos modelos com câmbio manual de 5 marchas – a marca afirma ter melhorado o funcionamento da caixa – e o motorista agora encontra na cabine desses carros botões de acionamento automático para abertura da portinhola do combustível e do porta-malas. Outra novidade é a opção de pintura “Blue Sky”.

Os modelos com câmbio automático ainda trazem de série controle de eletrônico de velocidade de cruzeiro (Cruise control) com comandos no volante.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise