Öko-Polo: o raro protótipo da VW que alcançava 30 km/l em 1988
Modelo nunca foi produzido em série e contou com apenas poucas unidades
A divisão norte-americana da Volkswagen revelou nesta quinta-feira (7) um interessante material em que conta a história de como Ross Cupples conseguiu encontrar e dar vida nova a um Öko-Polo.
O exótico e raro protótipo baseado no hatch alemão foi revelado em 1988 e tinha a missão de ajudar a Volkswagen a testar novas tecnologias e ideias para produzir carros mais eficientes.
Trazendo um pequeno motor diesel de 2 cilindros e apenas 858 cm3, o Öko-Polo era capaz de alcançar médias de consumo na casa de 30 km/l, suficiente para ser considerado um carro “ultra-econômico”, como caracteriza a VW, seja naquela época como nos dias atuais…
Entre seus “refinamentos”, o motor bicilíndrico presente no conceito contava com sobrealimentação realizada por um compressor G40 e sistema de injeção direta de combustível.
Segundo a Volkswagen, entre 50 e 75 unidades do protótipo foram montadas, sendo que o compacto nunca foi produzido em série por conta do alto custo.
O empresário norte-americano, que também conta com uma coleção de mais de 70 modelos da VW, conseguiu encontrar o chassi de um Öko-Polo em um leilão. Infelizmente o modelo estava sem o motor original, o que motivou Cupples a colocar o propulsor 1.0 de um Polo atual no lugar apenas para garantir que o modelo pudesse se locomover.
O protótipo, destaca Cupples, é tão raro que sequer a Volkswagen conta com uma unidade em seu museu em Wolfsburg. Entre alguns traços peculiares do modelo, destaque para a faixa lateral colorida e vários elementos do interior, como o painel de instrumentos, que remetem aos modelos das décadas de 1980 e 1990 produzidos pela VW no Brasil.