O que já se sabe sobre a oitava geração do VW Golf, que estreia neste ano na Europa

Marca promete um salto em conectividade para o hatch médio; saiba mais
Protótipo da oitava geração do VW Golf em sua fase final de testes na Europa

Protótipo da oitava geração do VW Golf em sua fase final de testes na Europa | Imagem: Divulgação

A Volkswagen adiantou, nesta semana, uma imagem da oitava geração do Golf em sua “fase final de testes”, confirmando a estreia do modelo completamente renovado no outono europeu deste ano. Portanto, muito em breve, conheceremos as formas definitivas do modelo.

Sem entrar em detalhes técnicos, a Volkswagen adiantou apenas que a oitava geração do Golf será “digital, inteligente e conectada”. Resta saber se a novidade chegará ao Brasil, assunto sobre o qual a marca só deverá se posicionar após a estreia mundial do modelo. Atualmente, só a versão GTI é fabricada aqui, sendo que a configuração híbrida GTE, ainda baseada na sétima geração do hatch, está confirmada para chegar ao mercado brasileiro.

Segundo Klaus Bischoff, chefe de design da marca Volkswagen, “no momento, não divulgaremos todos os detalhes do novo Golf, mas já é possível notar suas proporções elegantes. A nova geração será muito atraente”, promete o executivo no curto comunicado que a matriz da Volkswagen na Alemanha divulgou para a imprensa.

De qualquer forma, como noticiamos, o futuro Golf VIII praticamente já vazou na internet ao redor do mundo durante as gravações do seu material de divulgação. Como é possível ver nas imagens, o estilo externo do hatch manterá o padrão há um bom tempo conhecido, com as principais novidades residindo em uma dianteira mais sofisticada, com faróis bem estreitos, bem como lanternas mais esportivas na traseira.

Um grande avanço do Golf VIII deverá ocorrer no interior. Dentro da cabine, o hatch médio deverá contar com um visual completamente novo, com o painel de instrumentos digital bem destacado e podendo exibir informações de forma combinada com a central multimídia. O volante também será novo, bem como a VW poderá adotar materiais plásticos e para o revestimento dos bancos de qualidade superior, elevando o Golf de nível sob esse aspecto.

Um dos motivos pelos quais a estreia do Golf VIII sofreu alguns atrasos (era para ocorrer em setembro no Salão de Frankfurt) diz respeito ao inovador ambiente de serviços online que sua central multimídia vai oferecer, conectando fortemente o automóvel com diversos tipos de ferramentas e outras operações que podem ser feitas de forma online. Podemos esperar também por um bom pacote de assistentes de condução e eletrônica embarcada.

Para suportar todas essas evoluções, o novo Golf VIII utilizará a mesma plataforma da geração atual, porém com aprimoramentos. A nova arquitetura MQB Evo permitirá uma sensível redução de 45 kg no peso do hatch. 

Entre as opções de motorização, a Volkswagen prepara variantes com motores de três e quatro cilindros a gasolina, opções diesel e até mesmo movidas a Gás Natural Veicular. Uma variante híbrida leve está nos planos, assim como uma configuração híbrida plug-in mais sofisticada, com autonomia na casa de 80 km em modo elétrico. Resta saber se alguma delas poderá chegar ao Brasil...

Acima o flagra do Golf VIII durante gravação de comercial antes da estreia esperada para este ano
Acima o flagra do Golf VIII durante gravação de comercial antes da estreia esperada para este ano
Imagem: Reprodução internet

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Os novos porta-aviões da China e dos EUA comparados

Os novos porta-aviões da China e dos EUA comparados

Fujian e Gerald R. Ford são como forças aéreas móveis, capazes de se deslocar pelo mundo inteiro
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra