O que esperar do novo VW Gol 2020
Hatch vai sobreviver mesmo após a chegada do Polo, porém adotando um novo caminho dentro da gama VW
Sem dúvida nenhuma um dos pontos que mais se destacou na apresentação da Volkswagen sobre sua renovação da gama até o começo da próxima década foi a confirmação de um sucessor para o Gol. Ao longo da história recente da Volkswagen por aqui, muitos modelos já tentaram ao menos esboçar uma tentativa de ficar no lugar do veterano hatch, como o Fox e depois o up!, mas o Gol segue firme e forte como um dos automóveis mais vendidos do país, atualmente ocupando uma destacada quarta posição em nosso ranking de vendas geral.
Vale lembrar que o VW Gol foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos, um marco da indústria automotiva nacional e algo que sem dúvida nenhuma colaborou muito para a força do modelo por aqui. Por isso, descontinuar o Gol é, sem dúvida nenhuma, algo que dificilmente deve passar pela cabeça da Volkswagen aqui no Brasil.
Agora sabemos que o Gol terá uma vida longa dentro do portfólio da Volkswagen com a estreia de uma nova geração do modelo prevista para ocorrer muito provavelmente em 2020. Antes disso, tanto o Gol como o Voyage, segundo antecipado pela Volkswagen, deverão receber uma evolução interessante, no caso a adoção do câmbio automático de 6 marchas em substituição à caixa automatizada oferecida nas versões I-Motion. A medida deverá trazer ainda mais fôlego ao Gol antes da chegada da nova geração.
Mas como será esse novo Gol 2020?
Considerando que o up! ainda é um produto recente e com uma aplicação bem definida, no caso o uso urbano e destinado a um público não faz questão de um modelo tão espaçoso assim internamente, e o recém-lançado Polo ocupando o posto de hatch “premium”, com habitáculo mais versátil e bom nível de equipamentos, caberá ao futuro novo Gol despontar como a alternativa racional entre a dupla. É importante considerar que a Volkswagen também pode adotar um novo nome para o que foi descrito como projeto "A00", é bom salientar esse detalhe.
Utilizando uma variante da plataforma MQB, o novo Gol deverá entregar um espaço interno e porta-malas mais generosos em relação ao up!, dessa forma se descolando do modelo, porém sem exagerar no preço. Atualmente o Gol parte de R$ 42.990 na versão Trendline 1.0, sendo que em sua configuração Highline I-Motion atinge R$ 54.450. É bem possível que esse intervalo de valores ou segmentação de mercado também seja o que vai figurar para a nova geração do Gol.
Outro ponto que, apesar do uso de uma nova plataforma muito mais moderna, também deverá ser guiado pelo carro atual é o porte do novo Gol. Hoje o hatch vendido nas concessionárias conta com 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura da carroceria e 1,46 m de altura, com um entre-eixos de 2,46 m. Essas dimensões acomodam o Gol muito bem entre o up!, que conta com 3,68 m de um para-choque a outro, e o novo Polo, com exatos 4,05 m de comprimento. Só o porta-malas do novo Gol que deverá ser ligeiramente maior, talvez encostando nos mesmos 300 litros que o Polo oferece atualmente.
Na galeria de fotos você confere duas projeções feitas pelo talentoso designer brasileiro Kleber Silva, que gentilmente permitiu que o AUTOO as reproduzisse. Elas nos dão uma noção mais exata da proposta de “hatch racional” que permeará o projeto do novo Gol 2020.
Em termos de propulsão, podemos esperar com quase absoluta certeza a presença do motor 1.0 com 3 cilindros aspirado e talvez a oferta do 1.6 16V com a oferta do câmbio automático de 6 marchas, transmissão cada vez mais procurada pelos brasileiros em qualquer segmento.
Apostar no lançamento da nova geração do Volkswagen Gol para o Salão do Automóvel de 2020 parece ser algo bem plausível, movimentação que iria coroar a renovação de gama da Volkswagen com a apresentação de um dos carros mais queridos pelos brasileiros.