O que esperar do novo VW Gol 2020

Hatch vai sobreviver mesmo após a chegada do Polo, porém adotando um novo caminho dentro da gama VW
Projeção do designer Kleber Silva sobre a nova geração do Volkswagen Gol

Projeção do designer Kleber Silva sobre a nova geração do Volkswagen Gol | Imagem: Kleber Silva

Sem dúvida nenhuma um dos pontos que mais se destacou na apresentação da Volkswagen sobre sua renovação da gama até o começo da próxima década foi a confirmação de um sucessor para o Gol. Ao longo da história recente da Volkswagen por aqui, muitos modelos já tentaram ao menos esboçar uma tentativa de ficar no lugar do veterano hatch, como o Fox e depois o up!, mas o Gol segue firme e forte como um dos automóveis mais vendidos do país, atualmente ocupando uma destacada quarta posição em nosso ranking de vendas geral

Vale lembrar que o VW Gol foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos, um marco da indústria automotiva nacional e algo que sem dúvida nenhuma colaborou muito para a força do modelo por aqui. Por isso, descontinuar o Gol é, sem dúvida nenhuma, algo que dificilmente deve passar pela cabeça da Volkswagen aqui no Brasil.

Agora sabemos que o Gol terá uma vida longa dentro do portfólio da Volkswagen com a estreia de uma nova geração do modelo prevista para ocorrer muito provavelmente em 2020. Antes disso, tanto o Gol como o Voyage, segundo antecipado pela Volkswagen, deverão receber uma evolução interessante, no caso a adoção do câmbio automático de 6 marchas em substituição à caixa automatizada oferecida nas versões I-Motion. A medida deverá trazer ainda mais fôlego ao Gol antes da chegada da nova geração. 

Mas como será esse novo Gol 2020?

Considerando que o up! ainda é um produto recente e com uma aplicação bem definida, no caso o uso urbano e destinado a um público não faz questão de um modelo tão espaçoso assim internamente, e o recém-lançado Polo ocupando o posto de hatch “premium”, com habitáculo mais versátil e bom nível de equipamentos, caberá ao futuro novo Gol despontar como a alternativa racional entre a dupla. É importante considerar que a Volkswagen também pode adotar um novo nome para o que foi descrito como projeto "A00", é bom salientar esse detalhe. 

Utilizando uma variante da plataforma MQB, o novo Gol deverá entregar um espaço interno e porta-malas mais generosos em relação ao up!, dessa forma se descolando do modelo, porém sem exagerar no preço. Atualmente o Gol parte de R$ 42.990 na versão Trendline 1.0, sendo que em sua configuração Highline I-Motion atinge R$ 54.450. É bem possível que esse intervalo de valores ou segmentação de mercado também seja o que vai figurar para a nova geração do Gol.

Outro ponto que, apesar do uso de uma nova plataforma muito mais moderna, também deverá ser guiado pelo carro atual é o porte do novo Gol. Hoje o hatch vendido nas concessionárias conta com 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura da carroceria e 1,46 m de altura, com um entre-eixos de 2,46 m. Essas dimensões acomodam o Gol muito bem entre o up!, que conta com 3,68 m de um para-choque a outro, e o novo Polo, com exatos 4,05 m de comprimento. Só o porta-malas do novo Gol que deverá ser ligeiramente maior, talvez encostando nos mesmos 300 litros que o Polo oferece atualmente.

Na galeria de fotos você confere duas projeções feitas pelo talentoso designer brasileiro Kleber Silva, que gentilmente permitiu que o AUTOO as reproduzisse. Elas nos dão uma noção mais exata da proposta de “hatch racional” que permeará o projeto do novo Gol 2020.

Em termos de propulsão, podemos esperar com quase absoluta certeza a presença do motor 1.0 com 3 cilindros aspirado e talvez a oferta do 1.6 16V com a oferta do câmbio automático de 6 marchas, transmissão cada vez mais procurada pelos brasileiros em qualquer segmento.

Apostar no lançamento da nova geração do Volkswagen Gol para o Salão do Automóvel de 2020 parece ser algo bem plausível, movimentação que iria coroar a renovação de gama da Volkswagen com a apresentação de um dos carros mais queridos pelos brasileiros.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis