Novo Volkswagen Polo é flagrado sem nenhum disfarce

Modelo chegará ainda neste ano às lojas inaugurando uma nova e mais competitiva família da VW no Brasil
Volkswagen Polo 2018 flagrado sem nenhum disfarce

Volkswagen Polo 2018 flagrado sem nenhum disfarce | Imagem: Ferd

Comprovando o recente cronograma liberado pela Volkswagen, com o lançamento da nova geração do Polo confirmado para junho na Europa e do sedã Virtus em novembro no Brasil, uma unidade do hatch completamente sem disfarces foi flagrada nas ruas e já nos permite ter uma ideia muito mais clara sobre o que podemos esperar do modelo. O flagra foi divulgado originalmente na fan page Ferd.

O modelo, possivelmente em uma configuração topo de linha como indicam as rodas de liga leve com acabamento diferenciado, se destaca pelas linhas bem características do estilo da Volkswagen, com formas “limpas”, sem exageros, mas resultando em uma carroceria com formas bem elegantes.

Como é possível verificar pelas imagens, nos chama a atenção o porte do modelo. Construído sobre a nova plataforma MQB A0, uma evolução da consagrada plataforma modular do conglomerado alemão, o modelo mostra-se bem mais largo e com um comprimento generoso para a categoria dos hatches compactos. É bem possível que o novo Polo encoste – ou supere um pouco – a barreira dos 4 metros de comprimento. Uma clara vantagem da maior largura poderá ser notada no bom espaço interno, o que promete ser uma das premissas do novo Polo 2018. Vale a pena notar o entre-eixos bem pronunciado, com as rodas posicionadas bem nas extremidades, uma ajuda para liberar mais espaço na cabine. O porta-malas do Polo 2018 deverá girar na casa de 350 litros (um Golf atual acomoda 310 litros no compartimento) enquanto o sedã Virtus deverá acomodar em torno de 450 a 500 litros de bagagens.

De acordo com especulações da imprensa especializada europeia, o interior do Polo 2018 será totalmente revisto, com um bom salto em termos de qualidade para se destacar de rivais como o Ford New Fiesta. O Volkswagen Polo também terá um bom nível de eletrônica embarcada, com destaque para recursos como o assistente de estacionamento, a geração mais recente da central multimídia da marca, painel de instrumentos digital, dentre outros. É bem possível que esse pacote também chegue (talvez como opcional) ao Brasil já que a Volkswagen deverá manter a proposta do Polo por aqui como um hatch “premium” uma vez que sua gama conta atual conta com várias opções mais acessíveis como o Fox, o Gol e o up!.

Na Europa, onde atingiu mais de 40 anos de produção, o Polo 2018 terá em sua versão de entrada o motor 1.0 com 3 cilindros com configurações de 64, 74, 94 e 113 cv, algumas com turbo e injeção direta como também ocorre no Brasil. Por lá ele também receberá o novo propulsor 1.5 TSI que foi lançado no facelift do Golf. Até mesmo uma variante Polo GTI pode surgir com o 2.0 TSI sob o capô e potência na casa de 200 cv. No que diz respeito a transmissão, o novo Polo deverá contar com caixas manuais de 5 e 6 velocidades dependendo do propulsor e um câmbio de dupla embreagem com 7 marchas para quem tem preferência por caixas automáticas. Mesmo na Europa, uma variante com tração integral não está nos planos.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis