Novo Volkswagen Gol 2018 está quase pronto

Modelo já é testado junto com o sucessor do Voyage e deve chegar ao mercado em breve
Projeção da nova geração do VW Polo na Europa

Projeção da nova geração do VW Polo na Europa | Imagem: Theophilus Chin

 Ele pode ter perdido espaço ao longo dos anos com a chegada de rivais mais modernos, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, contudo o Volkswagen Gol traz na bagagem a reputação de ter contabilizado a liderança em vendas do mercado de automóveis por 27 anos e tem uma longa tradição no Brasil. Mesmo hoje, ele ainda ocupa a quarta posição no ranking de vendas, um feito que não pode ser ignorado.

Mas a partir deste ano veremos uma grande evolução no segmento de carros compactos, começando pelo fruto do projeto Fiat X6H que resultará nos sucessores de Palio e Punto. Essa nova família também contará com os sucessores do Grand Siena (X6S) e uma nova Strada (X6P) que deverá disputar mercado com a Renault Duster Oroch.

A Volkswagen prepara uma resposta à altura e com proposta semelhante, ou seja, vai renovar completamente sua gama de modelos entre o up! e o Fox. Dela sairão os novos Gol, Voyage, Saveiro (será maior, com proposta semelhante a da nova Strada) e um inédito SUV compacto, marcando finalmente a aguardada estreia da Volkswagen no segmento.

Até o momento utilizando algumas unidades do Golf camuflados como “mulas” para o projeto do Gol, finalmente a próxima geração do compacto foi vista rodando nas ruas em conjunto com o sucessor do Voyage. As imagens de segredo que você confere foram captadas pela revista Autoesporte, que gentilmente permitiu a reprodução por parte do AUTOO

As novidades são o resultado de um grande investimento na casa de US$ 2 bilhões que a Volkswagen promoveu para o desenvolvimento dos novos modelos, que prometem entregar o que há de melhor no conglomerado europeu. A Volkswagen está mais do que ciente do aumento da quantidade e da qualidade dos oponentes e por isso prepara uma família bem avançada. A maior prova disso começa na plataforma. Os novos hatch, sedã, picape e SUV utilizarão como base a recém-inaugurada arquitetura MQB A0, que estreou na nova geração do Seat Ibiza e oferece melhoras sobre a já consagrada plataforma modular do grupo.

Pelo que podemos constatar nas fotos e colocando em conjunto com algumas informações de bastidores, o novo Gol será bem maior que o atual (algo que ocorrerá com o sucessor do Fiat Palio) e o comprimento deverá ficar na casa dos 4 metros. Com isso, o porta-malas deverá ser mais espaçoso, com capacidade na casa dos 300 litros. O mesmo deverá valer para o Voyage, com o compartimento de bagagens beirando os 500 litros, um número mágico para a categoria dos sedãs compactos.

O visual deverá ser claramente inspirado na nova geração do Polo europeu até mesmo para acomodar as novas proporções do Gol. Nossa projeção que você confere na galeria de fotos nos dá uma ideia de como o novo Gol deverá ficar. 

Entre os equipamentos, o destaque vai para a oferta de itens como os controles de estabilidade e tração e podemos esperar no mínimo uma boa central multimídia reunindo atributos como câmera de ré, navegador integrado nas versões de acabamento superior. Suporte ao Apple CarPlay e Android Auto deverá ser algo praticamente mandatório no modelo. Com relação ao ESP e o controle de tração, vale destacar que a partir de janeiro de 2018 todos os carros novos vendidos na Argentina deverão sair de fábrica com o equipamento. O mesmo ocorrerá no Brasil a partir de 2020 valendo para veículos oriundos de projetos novos e, em 2022, para todos os carros que chegarem às concessionárias.

Sob o capô do novo Gol e seus derivados podemos esperar um cardápio de opções bem interessantes, começando pelo 1.0 TSI já oferecido no up! e no Golf. Utilizando turbo e injeção direta, o aclamado propulsor entrega desempenho muitas vezes superior a alguns blocos 1.6 sem exagerar no consumo. Em conjunto com o 1.0 TSI, o motor 1.6 16V de 120 cv com etanol será uma das opções. Considerando o tamanho mais encorpado do novo Gol, não sabemos se ele continuará oferecendo uma opção 1.0 aspirada como ocorre atualmente. É bem possível apostar que o 1.0 com 3 cilindros aspirado deverá ficar com o up!, cabendo a ele abraçar de vez a posição de carro de entrada da marca.

Vale destacar que, como já antecipamos, a Volkswagen testa a adoção do câmbio automático de 6 marchas na gama Fox, uma solução bem melhor do que a caixa automatizada presente nas versões I-Motion. É bem provável que o Gol também siga o mesmo caminho. É fato que, para se tornar competitivo, o modelo precisa contar com uma opção automática. 

A grande novidade em termos de propulsão para o novo Gol deverá ser a introdução do motor 1.6 16V turbo, que tem tudo para resgatar o desejado Gol GTI. A potência deverá girar em torno de 150 cv, sendo que a VW não deverá ofertar o 1.4 TSI presente no Golf e no Jetta para não deixar o novo Gol GTI muito caro. Contudo, só poderemos ter certeza na época da chegada do modelo às lojas. Caso saia do papel, o Gol GTI deverá chegar às lojas pouco tempo depois das demais versões do Gol, o que podemos esperar para o segundo semestre deste ano, portanto logo após a estreia do sucessor do Palio (previsto para maio).

Com certeza, se você está de olho em um compacto, vale a pena esperar até o fim do ano e analisarmos o que os novos Gol e Palio vão entregar. Seguramente ambos serão as melhores compras da categoria e, quem sabe, a nova geração possa reconduzir o Volkswagen Gol ao topo do ranking de vendas.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis