Novo Tiguan chega ao Brasil em 2017 vindo do México
Segunda geração do Volkswagen está maior e compartilha vários equipamentos com o Golf
Com nove anos de mercado apenas com mudanças visuais e ajustes na mecânica, o Volkswagen Tiguan volta a ocupar posição de destaque no segmento com sua segunda geração. O novo modelo é a principal atração da montadora alemã no Salão do Automóvel de Frankfurt, que estará aberto ao público até o dia 27, e chegará em 2017 ao mercado brasileiro importado do México.
O Tiguan 2017 traz a nova identidade visual da Volkswagen, com forte inspiração no conceito Cross Coupe GTE, apresentado no início deste ano. Do lado de fora, o crossover é marcado pelo conjunto de grade, com filetes cromados, e faróis, com LEDs, além dos para-choques com formato robusto, vincos marcantes e linha de cintura alta nas laterais e lanternas horizontais de LED.
Por dentro, o Volkswagen Tiguan também não foge muito à regra e lembra outros modelos da fabricante, sobretudo o Golf. O crossover oferece um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 5 polegadas de série ou um sistema diferenciado com display de 8 polegadas, que dispõe de navegador GPS, Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink. O painel de instrumentos é todo digital como no Audi TT e pode ser configurado de várias maneiras.
O Volkswagen também está maior, com 6 centímetros a mais no comprimento e 3 cm na largura, mas em compensação está 3,3 cm mais baixo. A distância entre-eixos cresceu em 7,7 cm, agora com 2,68 metros, beneficiando o espaço para os passageiros, que agora contam com 2,9 cm a mais para os joelhos no banco de trás. O porta-malas ganhou 145 litros, chegando a 615 l ou 1.665 l com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, o veículo está até 50 kg mais leve.
Plataforma do Golf
A segunda geração do Tiguan upassa a utilizar a mesma plataforma do Golf, a MQB, mais versátil, moderna e econômica. O Tiguan mexicano (e indiretamente, brasileiro), no entanto, será mais longo, com versão de sete lugares.
Nos demais equipamentos, haverá sistema de capô ativo, que é levantado em caso de colisão frontal para reduzir lesões em pedestres, além de alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência, sensor de pedestre, controle de cruzeiro adaptativo,
Como opcional, a exemplo da geração oferecida atualmente, o novo modelo vai dispor do pacote R-Line, que inclui rodas exclusivas de 19 ou 20 polegadas, detalhes visuais na cor preta, para-choques diferenciados, spoiler, difusor traseiro em preto brilhante e acabamento interno diferenciado, com novo volante em couro, pedaleiras em aço inoxidável, novo acabamento dos bancos e soleiras das portas.
O novo Volkswagen Tiguan estará disponível com oito motores a gasolina e diesel, que são até 24% mais eficientes que os anteriores. São quatro unidades TSI, com 125 cv, 150 cv, 180 cv e 220 cv, e quatro TDI, de 115 cv, 150 cv, 190 cv e 240 cv, com câmbio manual de seis marchas ou automatizado DSG de seis ou sete velocidades e tração dianteira ou integral 4Motion com quatro modos selecionáveis: onroad, neve, offroad e offroad individual.
Versão conceitual GTE
Além dos modelos de produção, a Volkswagen mostrou o Tiguan na versão GTE Concept. O novo híbrido plug-in é equipado com um motor 1.4 TSI de 156 cv, associado a outro elétrico, com potência combinada de 218 cv. Junto a ele está uma transmissão de seis marchas e dupla embreagem.
O Tiguan GTE Concept é equipado com uma bateria de íon de lítio de 13 kWh, capaz de fornecer uma autonomia de 50 quilômetros, podendo ser recarregada em uma tomada convencional ou através de painéis solares instalados no teto do carro, que em condições ideais podem fornecer energia suficiente para rodar até 1.000 km.
Rodando no modo híbrido, o VW entrega consumo médio de 52,6 km/l e emissões de CO2 de apenas 42 g/km. Quanto ao desempenho, com o botão GTE acionado (que fornece todo o poder do conjunto mecânico), o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
Ainda não se sabe se o GTE será produzido em série.