Novo Prius chega por R$ 119.950

Quarta geração do híbrido traz nova plataforma e interior mais espaçoso
Toyota Prius 2016

Toyota Prius 2016 | Imagem: Divulgação

Eles ainda engatinham no Brasil, mas na medida em que o Governo começa a conceder mais inentivos tributários aos veículos com propulsão alternativa a tendência é que o segmento passe a ganhar força por aqui. E o Toyota Prius, um dos primeiros modelos híbridos a desembarcar por aqui, acaba de estrear a quarta geração no país.

Além da clara evolução no design, o modelo passa a contar com a nova plataforma global da Toyota, chamada TNGA. Além de conferir uma melhora de expressivos 60% na rigidez torcional, a fabricante explica que o processo construtivo também foi aprimorado graças ao aumento no uso de chapas de aço de alta resistência (de 3% para 19%) e a diminuição no intervalo dos pontos da solda a laser. Além disso, a plataforma TNGA conta com nova posição para a fixação dos bancos e posicionamento de volante, pedais, manopla do câmbio, dentre outros itens, para aumentar o conforto a bordo.

O resultado de tudo isso, o Prius cresceu 60 mm no comprimento (atingindo 4,54 m), 15 mm na largura (1,76 m) e ficou 20 mm mais baixo (1,49 m). O habitáculo, que já era muito bom, ficou ainda melhor graças ao ganho de 15 mm no comprimento interno e 20 mm na largura. O porta-malas oferece espaço para bons 412 litros.

Na dianteira, os farois passam a contar com iluminação por LED, enquanto as rodas de liga leve aro 15” contam com uma calota com partes curvadas que executam a função a resistência ao deslocamento do ar pela lateral do carro. Já na parte interna, a Toyota optou por um painel em “camadas” e manteve a original alavanca da transmissão CVT do tipo “joystick”. Os bancos, por sua vez, foram redesenhados e ganharam reforços no estofado para aumentar o conforto.

No catálogo de equipamentos, o novo Prius segue bem servido. Uma novidade interessante é o ar-condicionado chamado S-Flow, que é capaz de concentrar o fluxo de ar somente nas áreas que contam com passageiros. O sistema é capaz de reconhecer se o banco traseiro está vazio, por exemplo, e deslocar a ventilação somente para os bancos dianteiros.

Assim como o renovado Chevrolet Cruze 2017, a nova geração do Prius também traz o recurso de carregamento de celular sem fio (por indução magnética) para os aparelhos compatíveis com o recurso. O head-up display, por sua vez, agora é colorido.

A central multimídia do novo Prius também é bem completa e conta com tela sensível ao toque de 7”. Ela oferece nevegador integrado, TV digital, além de rádio AM/FM, CD e MP3 player, entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth. Ainda na lista de equipamentos de série, o Prius 2016 conta com piloto automático, revestimento interno de couro, aviso de farois ligados, retrovisor interno eletrocrômico, dentre outros.

No quesito segurança o Prius também agrada e conta com sete airbags, além dos controles de estabilidade e tração. Recurso interessante do ponto de vista do conforto e praticidade, o híbrido também conta com chave presencial tanto para a abertura das portas dianteiras como para a partida, realizada por meio de um botão. 

O computador de bordo também é completo e mostra as informações em duas telas de 4,2”. A opção simples traz a velocidade do veículo, quantidade de combustível restante, indicador do modo de condução (Power, ECO, Normal e EV), temperatura externa, distância percorrida após a partida, economia média de combustível, entre outras informações. A visão segmentada acrescenta informações como indicador simplificado do sistema híbrido, medidor instantâneo de combustível e carga da bateria armazenada pelo sistema híbrido.

É possível ainda registrar o consumo de combustível considerando variáveis múltiplas. Em meia hora o display mostra o uso de combustível em intervalos de cinco minutos; a cada 15 quilômetros, o display exibe a informação em intervalos de um quilômetro e a cada 30 quilômetros, o gráfico considera o consumo de cinco em cinco quilômetros.

Também é possível calcular o consumo de combustível na última viagem do mês atual, nos últimos quatro meses ou ainda no mesmo mês do ano anterior. Há ainda a função Eco Diary, que fornece uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de combustível. Pela função Eco Wallet, também presente no Etios 2017, calcula-se o custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma única viagem ou em um mês. Esse dispositivo ainda registra o valor total despendido com gasolina nos últimos cinco meses.

É possível também visualizar o percentual do tempo que o Novo Prius operou exclusivamente no modo elétrico. As demais abas apresentam funções ligadas aos sistemas de navegação e de áudio, controle de temperatura, informações de apoio ao condutor, mensagens de aviso e configurações.

Na parte mecânica, o motor 1.8 com comando de válvulas variável foi resenhado para diminuir o tamanho e o peso. Ele entrega 98 cv de potência a 5.200 rpm e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm trabalhando em conjunto com um propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. A potência combina do conjunto, contudo, é de 123 cv descontando as perdas como o calor e outras variáveis.
De acordo com a Toyota, o novo Prius é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e alcança parciais de consumo de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, sendo as duas médias já validadas pelo Inmetro para o Programa de Etiquetagem Veicular.

Por aqui o novo Prius vai chegar às lojas a partir deste mês por R$ 119.950 nas opções de cores Branco Polar, Branco Perolizado, Preto Atitude, Prata Galáctico, Cinza Granito, Azul Noturno e a inédita Vermelho Emoção.

Além de oferecer três anos de garantia completa, a Toyota oferecerá um plano de manutenção fechado com seis revisões para um prazo de seis anos. A fabricante antecipa que os preços para as revisões de 10.000 km até 50.000 km do modelo serão equivalentes aos do Corolla.