Novo Polo (ou Gol) 2018 é flagrado sem disfarces

Hatch compacto que será lançado no Brasil em breve dará origem à nova família global e tem a missão de fazer a Volkswagen mandar no segmento
Nova geração do Polo 2018, que deve ser lançada no Brasil no segundo semestre

Nova geração do Polo 2018, que deve ser lançada no Brasil no segundo semestre | Imagem: Kaveshan Palavar (Cars.co.za)

A investida que a Volkswagen fará no mercado brasileiro em breve começa a ficar cada vez mais clara. Depois de anunciar o sedã Virtus durante o Salão de Genebra semanas atrás, agora o Polo 2018, irmão hatch, acaba de surgir sem disfarces.

Um leitor do site sul-africano Cars fotografou um exemplar limpo, inclusive com a inscrição ‘Polo’. Sim, ele é a nova geração do hatch compacto e que será apresentada oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro.

Chamado por aqui de ‘Gol 2018’, o novo Polo é o hatch compacto que a Volkswagen prepara para o Brasil para o segundo semestre. Juntamente com o sedã Virtus, eles são baseados na moderna e versátil plataforma MQB, a mesma do Golf.

Em outras palavras, são carros modernos e com custo de produção mais baixo por compartilharem muitos componentes com o resto da linha. Por isso, esse Polo pode ser viável no Brasil.

Tchau, Gol e Voyage

O novo Polo, como é possível ver, não inova no estilo, que segue as linhas da VW há tempos. É no conteúdo e na mecânica que ele deve agradar. Além do já famoso motor 1.0 TSI usado no up!, teremos versões com motor aspirado 1.6 16V e transmissão automática – nada de I-Motion, ufa!

O espaço interno também deverá ser um ponto alto, assim como a eletrônica de bordo. A real é que a Volks enfim percebeu que os clientes no Brasil não querem apenas um Fox anabolizado e sim um modelo atraente e que pareça valer mais de R$ 50 mil.

Essa percepção, aliás, pode explicar o que parece cada vez mais provável: a Volkswagen pode matar as marcas ‘Gol’ e ‘Voyage’, muito associadas com modelos antigos que, embora robustos, não conseguem transparecer conteúdo e modernidade.

Claro, a marca alemã, tão preocupada com tradição, pode manter a dupla por mais tempo no mercado, afinal o Polo e o Virtus vão custar bem mais caro que eles, mas é provável que ocorra o mesmo fenômeno que vemos na Fiat com o Palio e o Siena, que devem sair de cena após a chegada dos modelos X6H e X6S, isso claro, se a montadora italiana não resolver batizá-los com os nomes de sempre. Nós apostamos que não.

Ricardo Meier

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