Novo Nivus e Jeep híbrido: os 13 SUVs que serão lançados no segundo semestre

Além da versão esportiva do VW e do novo híbrido, teremos várias outras novidades do segmento
VW Nivus GTS e Jeep Compass Bio-Hybrid

VW Nivus GTS e Jeep Compass Bio-Hybrid | Imagem: Projeção Kleber Silva e divulgação

A onda de SUVs ainda continua forte no mercado e o segundo semestre reserva uma série de lançamentos do segmento. Serão modelos compactos e médios, movidos a combustão, híbridos ou elétricos de marcas variadas, inclusive algumas que estreiam suas operações no Brasil, como as chinesas Jaecoo e Omoda.

VEJA TAMBÉM:

A seguir você pode conferir algumas informações de cada um dos 13 modelos que chegam às lojas do Brasil na segunda metade de 2024, que está surpreendendo nas vendas, já tendo atingido um milhão de unidades vendidas. 

1 - Citroën Basalt

Citroën Basalt 2025
Citroën Basalt será o SUV com ares de cupê da Stellantis que chega no segundo semestre
Imagem: Divulgação

O novo modelo da Stellantis com jeito de cupê será um pouco mais refinado que o C3 Aircros, do qual é derivado. Além disso, o Basalt fará o papel de sedã que sua variante de cinco ou sete lugares não faz. Terá versões equipadas com motor 1.0 turbo ou aspirado que poderão funcional com câmbio manual ou automático.

Por ser um modelo superior ao C3 e C3 Aircross,  terá disponível itens mais sofisticados, como controle de temperatura automático, controle de cruzeiro ("piloto automático"), carregamento de celular por indução, partida por botão e entrada sem chave. No quesito segurança, poderá vir com seis airbags de série, câmera de estacionamento traseira com sensores, ISOFIX e monitoramento  da pressão dos pneus.

2 - Chevrolet Blazer EV

Chevrolet Blazer EV 2024
Chevrolet Blazer EV: um dos SUVs eletrificados da GM que serão vendidos no Brasil
Imagem: Divulgação

O SUV elétrico da GM já foi mostrado desembarcando no Brasil pela própria fabricante. Chegará na versão RS, com tração integral e 449 km com uma carga completa, mas sem a correção do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). No caso do BYD Tan EV, fica em 437 km, já de acordo com as novas normas.

Na lista de equipamentos do novo SUV elétrico da GM deverão estar incluídos itens como sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 17,7 polegadas, bancos revestidos de  couro sintético, carregador para celular sem fio, controle de cruzeiro adaptativo("piloto automático"), rodas de aro 21 polegadas,  entre outros.

3 - Jaecoo J7

Jaecco J7
Jaecoo J7  novo SUV da marca chinesa que estreia no mercado brasileiro em 2024
Imagem: Divulgação

A nova marca chinesa vai trazer o SUV Jaecoo J7 com 4,45 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e distância livre do solo de razoáveis 20 cm, o que é suficiente para atravessar trechos alagados com até 600 mm de profundidade. 
eve vir ao Brasil com motor 1.6 aspirado, que funciona com câmbio automatizado de sete marchas, capaz de render 194 cv e 30 kgfm.

Deverá chegar com tração integral com sete modos de condução. Terá rodas de aro 18, porta traseira elétrica, bancos com ajuste elétrico, tela sensível ao toque de 13,2 polegadas, sistema de câmera panorâmica de 360°, entre outros.

4- Citroën C3 1.0 turbo

Citroën C3 2023
Citroën C3 2023 terá o teto sempre preto nas versões 1.0 turboflex
Imagem: Divulgação

O compacto que a Stellantis considera SUV passará a ter versão 1.0 turboflex no lugar do 1.6 que não deverá passar nas novas normas de emissões do Proconve, que entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, segundo o site Autos Segredos.

 Ainda segundo a piblicação, o C3 1.0 turboflex vai manter a oferta de airbags duplos, sem os laterais, mas vai receber o painel digital do SUV com quem compartilha a plataforma. O visual do C3 ainda não vai mudar. De acordo com os flagras, apenas logotipos com o nome da versão devem ser aplicados na traseira e o teto será sempre preto. 

5 - Chevrolet Equinox EV

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV: outro SUV elétrico em que a GM aposta no Brasil
Imagem: Divulgação

A GM vai apostar em SUVs elétricos no Brasil. Além do Blazer EV também vai trazer o Equinox EV até o fim de 2024.  Ainda não se sabe em que versão o carro vai chegar. No caso da versão básica  1LT, a autonomia declarada pela GM é de 482 km. Além dela, o carro também conta com a versão 2RS com tração dianteira, e o 2RS com tração integral, sendo esta última a mais provável de chegar por aqui.

A nova plataforma Ultium utiliza novos recursos para recuperação de energia, o que torna possível alcançar autonomia até 10% maior na comparação com os veículos equipados com baterias de tamanho semelhante. Tem tração dianteira e motor elétrico capaz de entregar 213 cv e 33,5 kgfm de torque nas versões básicas e com tração integral (eAWD) e  294 cv e 47,8 kgfm de torque, nas mais equipadas.

6 - VW Nivus GTS

Volkswagen Nivus GTS terá rodas de aro 18, filete de led cruzando a grade frontal e para-choque esportivo entre as novidades
Volkswagen Nivus GTS terá rodas de aro 18, filete de led cruzando a grade frontal e para-choque esportivo 
Imagem: Projeção Kleber Silva

A Volkswagen vai lançar o Nivus GTS, seguindo o mesmo padrão adotado no Polo GTS e com o rival da marca italiana como principal concorrente. O carro ficará bem parecido com a versão europeia, o Taigo R-Line, com rodas exclusivas de aro 18, com acabamento diamantado, montadas em pneus de perfil baixo 205/45R 18. 

Na frente, o para-choque receberá estilo mais esportivo, com larga abertura do tipo colmeia e um friso cromado em destaque. Além disso, assim como acontecerá com o SUV T-Cross, o Nivus GTS terá um filete de LED cruzando a grade frontal. O motor será o mesmo 1.4 turboflex, que rende 150 cv e 25,5 a 1.500 rpm que funciona com câmbio automático de seis marchas

7 - Jeep Compass Bio-Hybrid

Jeep Compass 2024
Jeep Compass passará a ter versão híbrida para brigar com os SUVs chineses
Imagem: Divulgação

A Stellantis não quer ficar de fora da briga dos SUVs híbridos médios e vai logo lançar seu primeiro modelo eletrificado fabricado no Brasil, o Compass Bio-Hybrid; O carro deverá contar com potência combinada ao redor dos 200 cv, somando o que rende o motor 1.3 turboflex e o elétrico. 

Além disso, o sistema de transmissão poderá contar com caixa de cambio de dupla embreagem. o que deve ajudar a dar mais agilidade ao SUV. Depois do Compass, a fabricante terá outros modelos com sistema eletrificado.

8 - Omoda C5 

Omoda C5
Omoda C5 terá tanto a versão híbrida quanto a elétricano Brasil
Imagem: Divulgação

Outro SUV de nova marca chinesa que vai chegar ao Brasil. O carro deverá chegar aqui com câmbio CVT e motor 1.5 turbo. Além dessa versão, o carro também estará disponível como SUV 100% elétrico, assim como foi anunciado no final de dezembro de 2023, quando o modelo foi mostrado pela primeira vez no país,

A versão elétrica do Omoda 5 conta com bateria de 61 kWh, proporcionando uma autonomia de 450 quilômetros, conforme a fabricante. E  pode ser carregado de de 0 a 80% da carga total em cerca de 30 minutos em um carregador rápido de 110 kW. O modelo é o primeiro passo de uma série de produtos planejados sob a linha Omoda no Brasil.

9  - Peugeot 2008

Peugeot 2008 2024
Peugeot 2008 passa a vir da Argentina e com uma série de novidades
Imagem: Divulgação

Passará a vir da Argentina como o primeiro da marca com o novo logo e terá algumas diferenças no mercado brasileiro, inclusive o conjunto mecânico, uma vez que as versões que chegarão ao mercado brasileiro com motor 1.0 turboflex.

O Peugeot 2008 da nova geração recebeu retoques no desenho, como nos faróis e lanternas e nos para-choques reestilizados, sendo os dianteiros com filetes de luzes diurnas de led, detalhes que chama bastante atenção. No Brasil, o SUV deverá ser um pouco mais simples que o vendido na Europa.

10 - Hyundai Kona

Hyundai Kona EV 2025
Hyundai Kona EV importado e da nova geração vai impressionar no mercado brasileiro
magem: Divulgação

Será o primeiro carro importado da marca coreana depois da aliança com a Caoa. Na nova geração, o SUV elétrico Kona EV tem autonomia declarada de 370 km pelo ciclo WLTP. E entre os principais itens de série, o carro vem com  rodas de liga leve de 17 polegadas,  faróis e lanternas full led, chave inteligente, central multimídia com tela de 12,3 polegadas com atualização automática pela internet, entre outros.

Conta com  135 cv e bateria de 48,6 kWh. Ainda segundo a Hyundai, uma recarga de 10-80% a 100 kW leva 45 minutos, independentemente do tamanho da bateria, tempo que cai para 65 minutos em uma conexão de 50 kW. Com o carregador integrado padrão de 11 kW, uma recarga de 10-100% leva 4 horas e 55 minutos.

11 - Kia EV9 

Kia EV9 2024
Kia EV9 é premiado e tem capacidade de levar 7 ocupantes, além de ter boa autonomia e bem equipado
Imagem: Divulgação

O SUV premiado Kia EV9 já foi mostrado no Brasil e chega às lojas no segundo semetre.  Tem  5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos, o EV9 tem três opções de motorizações. 
A

primeira, com tração traseira, entrega 203 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. A bateria é de 99,8 kWh, suficiente para uma uma autonomia de até 563 km, de acordo com ciclo WLTP. Já a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 9,4 segundos. Podelevar até sete ocupantes e estrá repleto de equipamentos. 

12 - Jeep Wrangler renovado

Jeep Wrangler 2024
Jeep Wrangler renovado também faz parte da lista dos SUVs que chegarão até o fim do ano
Imagem: Divulgação

Entre as novidades o carro passa a ter novos detalhes na grade dianteira com a tradicionais sete ranhuras, além de antena integrada ao para-brisa e novos jogos de rodas como parte do visual reestilizado. O motor continua sendo o 2.0 turbo, de 272 cv e 40,8 kgfm de torque, que funciona com câmbio automático de oito marchas e tração integral,

No caso da versão Sport S 4DR, o Jeep Wrangler renovado vem de fábrica com pára-brisa Gorilla Glass, airbags de cortina lateral, sistema multimídia com tela de 12,3 polegadas, iluminação interna ambiente LED, bancos dianteiros aquecidos , um volante aquecido e rodas de 17 polegadas recém-projetadas.

13- Fiat 600e Abarth

Comente e compartilhe

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana