Nova geração faz sucesso e o Creta 2021 torna-se o carro mais vendido na Índia
Hyundai consegue a liderança daquele mercado com a versão renovada de seu utilitário esportivo mais popular
Para quem achou que o mercado brasileiro teve um mês ruim em maio, após uma queda de mais de 75% nas vendas na comparação com igual período de 2019, o mercado indiano demonstrou um resultado pior. Por lá, apenas 36.860 unidades foram comercializadas, quase a metade (-98,4%) em relação às 2.390.117 unidades registradas em maio do ano passado.
Ao contrário do Brasil, o mercado indiano viu em abril as suas vendas caírem literalmente a zero e, apenas agora com a reabertura de algumas lojas e fábricas, a Índia começa a ver algum tipo de recuperação. Assim, como aconteceu por aqui, as vendas fracas causaram movimentações importantes para os indianos.
Por lá, o Hyundai Creta foi o carro mais vendido na Índia, com 3.312 unidades comercializadas no mês passado. O modelo teve uma nova geração apresentada por lá e adotou um visual mais polêmico. Apesar de ter polarizado as opiniões por lá, os indianos já testaram e aprovaram a novidade, tanto em motorizações turbo a gasolina, quanto nas movidas a diesel. Mesmo sendo polêmico, a melhoria na qualidade da cabine e o acréscimo de itens na lista de equipamentos de série conquistou o público indiano e o resultado já pode ser visto pelos números.
Na sequência veio a Maruti Suzuki Ertiga, com 2.353 unidades. A parceria da indiana Maruti com a japonesa Suzuki formou o grupo que mais produziu veículos na Índia em 2019. A Ertiga é uma minivan compacta, com porte similar ao visto em modelos como a nossa Chevrolet Spin. Esse tipo de carroceria, com mais espaço e maior capacidade de passageiros, faz sucesso por lá.
Na terceira colocação veio outro Maruti Suzuki: o Dzire. O sedã pequeno tem proporções um tanto desajeitadas para ter menos de 4 m de comprimento e pagar menos impostos por lá. Mesmo assim, emplacou 2.215 unidades no mês passado. O quarto lugar ficou com o veterano Mahindra Bolero, com 1.715 unidades.
Apesar do porte similar ao Mahindra Scorpio que foi oferecido no Brasil por um tempo, o SUV de lá tem um pequeno 1.5 turbodiesel de três cilindros entregando apenas 76 cv e 21,5 kgfm de torque. Na quinta posição, mais uma minivan, a Maruti Suzuki Eeco. Essa, porém, mais similar a uma Asia Towner antiga. Ela consegue levar mais passageiros, pagar menos impostos por ser curta e tem até uma opção que sai de fábrica com a opção de rodar com GNV. Ela emplacou 1.617 unidades em maio.
