No Brasil, VW recebe sinal verde para projeto do novo Gol
Segundo presidente da montadora, novidade ainda demora um pouco para chegar ao mercado
Com um estande no Salão de São Paulo 2018 repleto de novidades para o mercado brasileiro, com destaque para a futura picape compacta-média derivada do conceito Tarok revelada na mostra, a Volkswagen também se prepara para mexer em um de seus ícones aqui no Brasil.
Aproveitando a coletiva de imprensa da marca no Salão, o Autoo conseguiu conversar brevemente com o presidente da Volkswagen para as Américas do Sul, Central e a região do Caribe. Uma notícia muito interessante revelada por Pablo Di Si é que a subsidiária brasileira da VW recebeu o sinal verde para tocar o projeto do sucessor do Gol. Questionado pelo Autoo se haveria uma previsão de lançamento da novidade, Pablo foi evasivo. “Ainda é um projeto que vai demorar um pouco, algo para 2020 mais ou menos”, explica o principal executivo da fabricante em nosso país.
O projeto do novo Gol, como já havíamos abordado aqui no Autoo em outras oportunidades, já era conhecido há um bom tempo. Durante uma apresentação realizada pelo próprio Pablo Di Si para o mercado argentino a novidade já figurava como um dos 20 produtos que a empresa vai lançar em nossa região até o começo da próxima década. Fato importante agora é que a renovação do Gol sairá do papel.
Mexer em um modelo como o Gol certamente é algo que exige muito planejamento por parte da Volkswagen, já que, além de um modelo com um histórico de muito sucesso comercial no Brasil, até hoje ele figura como um dos carros mais vendidos do país e o mais comercializado da Volkswagen.
Ainda não se sabe quais caminhos o novo Gol tomará, porém é certo que ele manterá a proposta de carro mais acessível em relação ao Polo e mais versátil e espaçoso que o up!, por exemplo. Uma evolução considerável para a nova geração do Gol será a adoção da plataforma MQB, a mesma hoje presente no Polo e no Golf, porém em uma configuração simplificada devido ao foco do Gol no custo-benefício. Mesmo assim, certamente a arquitetura mais moderna trará ganhos consideráveis em comportamento dinâmico, nível de ruído e segurança estrutural ao modelo.
Apesar das atualizações visuais e melhorias que vem recebendo ao longo dos últimos anos, como a adoção do câmbio automático, o Gol que encontramos hoje em dia nas lojas já remete a um projeto que conta com 10 anos de mercado, portanto uma atualização é mais do que bem-vinda. Outro ponto que vale a pena ficarmos de olho é que a Volkswagen também vai preparar um "SUVzinho" inédito derivado do novo Gol. Esse modelo será um dos cinco SUVs que a marca terá em sua linha a partir de 2020, juntando-se aos já conhecidos Tiguan Allspace e T-Cross.