Na Rússia, Volkswagen Taos estreia com motor 1.6 do Polo

Modelo oferecido no país Europa Oriental tem origem em projeto diferente do SUV que será vendido no Brasil
Volkswagen Taos russo

Volkswagen Taos russo | Imagem: Divulgação

O lançamento oficial do Volkswagen Taos está cada vez mais próximo para o mercado brasileiro. Você já conheceu em vídeo aqui no Autoo os detalhes do novo SUV da marca, que deve chegar até junho. Para nosso mercado, o novo Taos utiliza uma derivação da plataforma MQB já vista em seu equivalente chinês, o Tharu, sempre com motores 1.4 turbinados.

No entanto, o VW Taos chegou na Europa Oriental com uma origem um pouco diferente. Na Rússia, por exemplo, o modelo acaba de ser lançado e será a porta de entrada para os SUVs da marca, uma vez que o T-Cross não é vendido por lá. Por conta disso, a novidade daquele país está mais baseada no Skoda Karoq e tem algumas diferenças importantes em relação ao Taos que será oferecido no Brasil, nos EUA e no México. Apesar de ambas usarem a plataforma MQB-A da montadora, Karoq e Taos russo terão 2,64 m de entre-eixos, contra 2,69 m do nacional.

Outras diferenças ficam por conta da oferta de motor e câmbio. Sob o capô estará sempre o velho conhecido motor 1.6 16V aspirado de 110 cv nas versões de entrada. O propulsor é o mesmo usado em modelos compactos no Brasil, como Gol, Polo e Virtus. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades, sempre com tração dianteira. No Brasil, a transmissão será sempre automática de 6 marchas.

As versões topo de linha do Taos russo também utilizarão o motor 1.4 turbo, mas se diferenciarão do carro brasileiro por conta do câmbio. Com o propulsor mais moderno, as opções de transmissão passam a ser automática de 8 velocidades ou automatizada de dupla embreagem com 7 marchas, sendo que esta traz a tração integral como opcional, algo que não será oferecido por aqui.

Volkswagen Taos Russo
Volkswagen Taos Russo terá motor 1.6 do Polo e menor entre-eixos
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva