Na índia, Grupo VW avança em projeto de SUV que poderá ser aproveitado no Brasil
Novo modelo, com menos de quatro metros, será desenvolvido pela Skoda
Assim como ocorreu com a Citroën e o desenvolvimento do seu programa C-Cubed, o qual dará origem à família do novo C3 nacional, o Grupo Volkswagen também selecionou a Índia como um polo para a criação dos futuros modelos mais acessíveis do conglomerado.
Do país asiático sairão novos produtos destinados a mercados emergentes, como a própria Índia, além de Brasil, países vizinhos da América do Sul, África, entre outras regiões.
Dentro da estrutura da empresa alemã, caberá à Skoda, sua marca especializada em produtos de baixo custo, tomar a dianteira dos automóveis que serão trabalhados sobre a plataforma MQB A0, uma derivação da arquitetura modular global da VW com foco em veículos compactos acessíveis.
Como estamos falando de um grupo, naturalmente, apesar do controle da Skoda sobre a MQB A0, nada impedirá que outras marcas da companhia, como a própria Volkswagen, analisem o compartilhamento de projetos que serão feitos pela marca criada na República Tcheca também para os seus respectivos portfólios.
Nesse ponto, vale a pena dedicarmos uma atenção especial a um modelo que deverá chegar ao mercado indiano por volta de 2025.
SUV pequeno
Estamos falando de um SUV pequeno, com comprimento de até 4 metros, que posicionará a Skoda no mercado indiano na mesma categoria onde hoje atuam Renault Kiger, Nissan Magnite, entre outros modelos.
A importância do tamanho dos carros na Índia mostra-se algo prioritário uma vez que os veículos são tributados por lá de acordo com o porte e carros com até 4 metros são posicionados na menor faixa tributária.
“O segmento de automóveis abaixo de 4 metros é muito específico para a Índia. Por conta disso, gostaríamos de criar um carro com uma proposta tão boa que ainda assim seremos capazes de usá-lo até mesmo para exportação. Desafiei nossa equipe a fazer exatamente isso e não apenas torná-lo mais curto para se adequar às regras, mas também para ser algo interessante para outros mercados”, explicou Thomas Schaefer, CEO da Skoda, quando entrevistado pela revista Autocar India.
E é exatamente por conta da fala do executivo aliada com informações de bastidores sobre os planos futuros da Volkswagen para o Brasil, que podemos estabelecer uma ligação clara entre o projeto de um SUV pequeno na Índia e a perspectiva da marca alemã também atuar na categoria por aqui.
Desde 2017, quando a Volkswagen deu sinais claros sobre o seu portfólio de longo na América do Sul durante uma apresentação de fim de ano na Argentina, foi possível constatar que a fabricante prepara não só um sucessor do Gol bem como um “A0 CUV”, sigla que remete a um Crossover Utility Vehicle de pequeno porte (uma clara referência à plataforma MQB-A0).
Portanto, a novidade naturalmente está ligada com o crossover que a Skoda desenvolve na Índia.
Considerando que ainda levará em torno de dois a três anos para o modelo chegar ao mercado indiano e o mundo ainda precisa resolver as questões envolvendo o abastecimento de insumos e componentes para a indústria automotiva, é provável que, aqui no Brasil, o crossover inédito também deverá estrear em uma época semelhante a do país asiático.
De qualquer forma, será um produto muito interessante dentro da linha nacional da Volkswagen e que vale acompanharmos de perto!
