Muito da nova Ranger com toques da VW: assim será a nova Amarok
Segunda geração da picape média fará sua estreia no ano que vem
Assim como ocorreu com a Mercedes-Benz Classe X, ao que tudo indica a Volkswagen também tinha pouco interesse em viabilizar uma segunda geração para a Amarok, algo que só ocorreu por conta de sua parceria estratégica envolvendo veículos comerciais com a norte-americana Ford.
Apesar de promissor em termos de vendas globais, o segmento de picapes médias, como ficou comprovado pelos alemães, ainda apresenta muitos desafios para marcas que querem se estabelecer na categoria e não contam com a reputação das marcas japonesas no setor, por exemplo, como é o caso da Toyota com a bem-sucedida Hilux.
Auxiliada pela Ford, a Volkswagen Commercial Vehicles decidiu dar uma segunda chance para a Amarok e, cruzando a apresentação recente da nova geração da Ranger com os primeiros esboços da nova Amarok, já temos uma boa referência sobre o que podemos esperar da picape alemã.
Aproveitando os teasers da novidade, o designer Kleber Silva realizou algumas projeções da dianteira e da traseira da nova geração da picape, adiantando com mais clareza o que podemos esperar do produto final.
Sob a carroceria, a nova Amarok será amplamente baseada na nova Ranger, que preservou sua estrutura atual, porém com algumas melhorias técnicas.
Obviamente o design da nova Amarok ficou a cargo do time da Volkswagen, o qual conciliou muito bem traços elegantes e ao mesmo tempo capazes de transparecer a robustez inerente a uma picape média.
Na parte interna, assim como apresentado na nova geração da Ford Ranger, o salto geracional da Amarok vai compreender uma cabine com foco na conectividade, apostando em uma ampla tela em posição vertical para a central multimídia.
Por dentro, também vamos encontrar um estilo mais sóbrio para a cabine, como é possível ver na projeção do artista reproduzida aqui.
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Na Europa, a Ford vai comercializar inicialmente a nova geração da Ranger com as opções de motores 3.0 V6 e 2.0, ambos a diesel. No caso da opção 4 cilindros de menor deslocamento, ele poderá receber um ou dois turbos, de acordo com a versão e proposta do modelo.
É provável que a nova Amarok compartilhe também as opções mecânicas, além de, eventualmente, seguir com a opção de tração integral permanente como oferecido pela picape atual.
Enquanto a picape deverá chegar ao mercado europeu no fim de 2022, os rumos da Amarok aqui no Brasil e região ainda são incertos e carecem de mais informações por parte da Volkswagen.
Em seu mais recente comunicado sobre o futuro da Amarok, a Volkswagen Commercial Vehicles revela que a picape “continuará sendo produzida” na Argentina, sendo que a nova geração “também será fabricada futuramente na cidade de Silverton, África do Sul”. A fábrica em questão, inclusive, pertence à Ford.
Até então, era esperado que apenas a planta da Ford na África seria a responsável pela fabricação global da nova Amarok, algo que o recente comunicado da VW altera.
Hoje em dia a Amarok conta com uma participação bastante discreta no segmento aqui no Brasil, mas é inegável que ela trouxe diferenciais competitivos interessantes para a categoria, como a introdução da motorização V6 turbodiesel em 2016.
O modelo também foi o único representante aqui no Brasil do “dieselgate”, como ficou conhecido o escândalo de fraude em testes de emissões protagonizado pela Volkswagen.
Algo particular na proposta da Amarok é a sua ênfase na esportividade, por assim dizer, com um cuidado maior na experiência dinâmica, sem dúvida algo singular no segmento e que pode justificar a permanência do modelo em nosso mercado, ainda um grande consumidor de picapes desse porte.
Logo, se a equação de custos e retorno compensar para a Volkswagen, é provável que a nova Amarok passe a figurar nas concessionárias da marca por aqui, contudo não antes de 2023. A conferir na medida em que mais detalhes emergirem.