Mudanças na Saveiro serão suficientes para abalar as vendas da Strada?
Picape receberá retoques visuais e, provavelmente, versões automáticas para brigarem com a rival da Fiat
Não é à toa que 2023 vai ficar marcado como o ano das picapes no Brasil. Várias novidades chegaram ao mercado e outras ainda estão por vir. A próxima será a versão renovada da VW Saveiro, que será apresentada no dia 25 com uma série de mudanças para tentar se aproximar em vendas da líder do segmento, a Fiat Strada.
A diferença de volume de vendas entre a Saveiro e a Strada é bem grande. Conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), levando em conta o acumulado de janeiro a julho de 2023, a picape da Volkswagen teve 24.442 unidades vendidas, ante 60.912 unidades do concorrente da Fiat.
VEJA TAMBÉM:
- Flagra confirma facelift para a Saveiro 2024
- Novas projeções antecipam como será a nova Amarok na América do Sul
Então, estamos falando de uma vantagem de 36.470 a favor da Strada. Para tentar se aproximar da rival, a Saveiro vai mudar. Ganhará retoques visuais, mais equipamentos e, talvez, algumas versões automáticas, seguindo o que foi feito com a dupla Gol e Voyage, já que um dos aliados da concorrente da Fiat é variedade de versões e configurações, inclusive com câmbio CVT.
Os retoques visuais vão incluir uma série de itens redesenhados. Na frente, para-choque, faróis e grade do radiador vão ser alterados para que a Saveiro fique com aspecto atualizado e possa continuar tendo apelo no mercado por mais alguns anos até a chegada de um utilitário completamente novo que ficará abaixo da Amarok renovada, que virá da Argentina, a partir do ano que vem.
Dando uma olhada na traseira, as mudanças na Saveiro 2024 serão ainda mais discretas, resumindo-se apenas a novas lanternas e novos detalhes na tampa da caçamba, como mostra a projeção acima, do designer Kleber Silva. Fora isso, de novidade a Volkswagen deverá adotar somente novos jogos de rodas.
Na parte mecânica, a principal mudança que está sendo esperada na linha 2024 da Saveiro fica por conta da versão automática, já que os motores deverão continuar os mesmos, ou seja, o bem conhecido 1.6 MSI flex de 116 cv e 16,1 kgfm de torque a 4.000 rpm. Não será desta vez que o veterano modelo da marca alemã vai receber algo mais eficiente, com ajuda de turboalimentação, injeção direta, entre outros recursos.
Por dentro, a Saveiro deverá receber apenas o novo cluster e o volante já usado no Polo e outros modelos da marca, bem como a central multimídia VW Play, com aplicativos e mais conectividade, entre outros detalhes, entre os quais novas padronagens de revestimento dos bancos e laterais das portas.
Pelo visto, as novidades da Saveiro 2024 não serão tão significativas a ponto de ser possível reduzir bastante a diferença em volume de vendas em relação à principal rival, a Fiat Strada, que acaba de receber mudanças e se tornou a primeira picape do segmento a ter motor turbo. Acompanhe todos os detalhes sobre a VW Saveiro 2024 no Autoo, no próximo dia 25, quando serão divulgados todas as informações oficiais sobre a picape.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter