Mistério da Volks dura pouco: novo Polo 2022 aparece por completo
Reestilização de meia vida do hatch compacto será apresentada oficialmente nesta quinta-feira, mas imagens oficiais acabaram circulando logo após teaser da marca
A expectativa por conhecer o novo visual do Polo 2022 durou pouco: após publicar um teaser com detalhes dos faróis na segunda-feira, a Volkswagen foi surpreendida no dia seguinte com três imagens oficiais do modelo circulando na internet. Não demorou, no entanto, para que a própria VW divulgasse mais fotos de alta qualidade nesta quarta-feira, esvaziando o evento online marcado para amanhã.
O Polo 2022, como é comum na montadora alemã, mudou discretamente. A parte frontal, como visto no teaser, conta com um novo farol, grade e para-choque seguindo um estilo semelhante ao Golf 8.
O conjunto óptico agora combina luzes diurnas de LEDs (DRL) duplas batizadas de "Matrix LED IQ.LIGHT" com uma linha iluminada que se atravessa a nova grade. A Volks fez isso sem mexer na tampa do capô, a fim de evitar uma elevação de custos.
O para-choque, por sua vez, trocou o trapézio invertido por um desenho mais amplo e esportivo. Se na lateral nada mudou de importante, a traseira conta com uma extensão maior das lanternas sobre a tampa do porta-malas.
A VW foi esperta e apenas manteve o recorte da lanterna na carroceria, além de mudar o desenho dos elementos em LED. Para-choque e tampa do bagageiro permanecem quase iguais exceto pela inscrição “Polo” logo abaixo do logo da marca, novamente emulando o Golf.
O interior mostra poucas mudanças visuais, a mais notável o volante mais elegante já utilizado pelo Nivus. Há um sistema de circulação de ar sensível ao toque e também a alavanca do câmbio automático com desenho mais esportivo. O Polo, no entanto, passou a contar com o IQ.Drive Travel Assist, que reúne controle de cruzeiro adaptável e assistente de manutenção de faixa de rolagem, entre outros.
O Polo conta com o sistema We Connect que traz informações de tráfego em tempo real e streaming de música ao vivo e inclui o Apple CarPlay sem fio e Android Auto.
Na Europa, o hatch viu seus pacotes ganharem mais itens de série como um pacote com telas digitais no cluster e central multimídia. Na parte mecânica, o Polo reestilizado contará apenas com motores a gasolina 1.0 litro com potências de 80 cv (aspirado) e 94 cv e 108 cv (turbo). Além de transmissão manual, a marca oferece um câmbio de dupla embreagem com sete velocidades de série na versão top e opcional para o turbo menos potente.
A versão mostrada na maior parte das fotos é a R-Line, portanto, vale esperar pelo visual menos chamativo das versões comuns.
Polo de entrada
A atualização visual deve chegar ao Polo brasileiro no futuro e talvez marque a separação do atual modelo do esperado Polo de entrada, uma versão mais despojada do hatch que assumirá o lugar de modelos como o Fox e o up! como carro mais acessível. Enquanto as versões mais equipadas poderiam receber o visual novo, o Polo básico ficaria com o mesmo estilo.
Se isso de fato ocorrer será uma espécie de renascimento da estratégia da Volkswagen de manter dois modelos em linha como nos tempos do Gol G4 e G5, por exemplo.