Mercedes-AMG apresenta seu primeiro modelo 100% elétrico

Versão esportiva do EQS é lançada para adicionar ainda mais desempenho ao sedã de luxo elétrico
Mercedes-AMG EQS 2022

Mercedes-AMG EQS 2022 | Imagem: Divulgação

O Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ foi apresentado para ser o primeiro carro totalmente elétrico da divisão esportiva da Mercedes-Benz. Baseado no EQS tradicional, o sedã ganhou mais potência e teve o desempenho aprimorado pelos engenheiros da AMG.

O resultado foi um conjunto elétrico de até 560 kW de potência, que equivale a 761 cv, e 104 kgfm de torque máximo. No entanto, toda essa força só está disponível no pacote AMG Dynamic Plus, que é opcional. A versão convencional do modelo conta com o propulsor de 484 kW, ou 658 cv, e 96,8 kgfm de torque.

Dessa forma, a configuração menos potente faz de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, enquanto que os modelos equipados com o pacote opcional da AMG fazem em 3,4 segundos. A velocidade máxima dos menos potentes é de 220 km/h, enquanto que o EQS AMG com maior cavalaria chega aos 250 km/h.

Por ter dois motores, sendo um em cada eixo, o sedã conta com tração integral nas quatro rodas. Porém, a maior força é no eixo traseiro, que também conta com a característica de ser esterçante. Com isso, acima dos 60 km/h, ele esterça para o mesmo lado do eixo dianteiro, para oferecer mais estabilidade e segurança.

Mercedes-AMG EQS 2022
Mercedes-AMG EQS 2022
Imagem: Divulgação

Som esportivo

De acordo com a Mercedes-AMG, foi desenvolvido um sistema especial de som para transmitir toda a esportividade do modelo. A marca diz que o sistema de som do carro conta com alto-falantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som para criar uma experiência sonora diferenciada. E isso tanto por dentro quanto por fora do carro.

E como se trata de um modelo potente, a recuperação de energia também precisa ser mais eficiente. Segundo a marca alemã, o sistema consegue recuperar até 300 kW nas frenagens. Isso ajuda a bateria de 107,8 kWh e 400V  a aumentar um pouco a sua autonomia durante a condução. No total, o carro pode rodar até 586 km antes de precisar ser recarregado, de acordo com o ciclo WLTP.

Para recarregar o modelo, é possível utilizar eletropostos de 200 kW. Dessa forma, é possível adicionar energia na bateria para rodar por até 300 km em cerca de 19 minutos de carga. A Mercedes-AMG garante que as baterias duram por até 10 anos ou 250 mil km.

Mercedes-AMG EQS 2022
Mercedes-AMG EQS 2022
Imagem: Divulgação