Mais distante do brasileiro, Tiguan Allspace 2022 ganha atualização
Versão de 7 lugares do SUV da Volkswagen recebeu o mesmo visual do Tiguan europeu além de aprimoramentos técnicos e acabamento. No Brasil, modelo será ofuscado pelo estreante Taos
Antes um SUV de porte médio relativamente mais acessível, o Tiguan cresceu na segunda geração e ganhou a versão Allspace, de 7 lugares. Mas apesar do sucesso inicial no Brasil, quando passou a ser importado do México, o modelo está cada vez mais distante do consumidor brasileiro, ainda mais agora que acaba de ser atualizado.
A Volkswagen dos EUA foi responsável por revelar o Tiguan Allspace 2022 reestilizado nesta terça-feira, por lá chamado apenas de Tiguan. Não é por menos: ele é o veículo mais vendido da marca alemã no país.
O visual não surpreende já que segue as mudanças reveladas pelo Tiguan europeu, com frente mais refinada e seguindo a filosofia de design trazida pelo Golf 8 e que incorpora luzes diurnas de LED (DRL). O que é uma ótima notícia afinal o atual SUV envelheceu com sua grade volumosa e de linhas retas. O para-choque, no entanto, é bastante chamativo na versão R-Line, divulgada pela VW.
A traseira do SUV praticamente é a mesma assim como a lateral, exceto por pequenos detalhes no para-choque e nas portas além de novas rodas. O novo Tiguan, no entanto, teve melhorias mais expressivas no interior, que ganhou materiais de melhor qualidade, com vários tons de couro nos bancos, e itens melhorados como a central multimídia e o volante. O cluster digital passou a ser de série nos EUA, o que é algo significativo para a Volks, acostumada a vender muita coisa legal como opcional. Por falar nisso, a versão de 10,5 polegadas é adquirida à parte.
Veja galeria de imagens do novo Volkswagen Tiguan Allspace 2022
Curiosamente, a mexida visual encolheu o Tiguan Allspace em 2,2 cm, mas isso não afetou o interior, é claro. Nos EUA, o Tiguan é oferecido apenas com motor 2.0 TSI de 187 cv e câmbio automático de 8 velocidades e tração integral 4Motion.
O utilitário esportivo é equipado com o pacote IQ.Drive que inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa e assistência de frenagem de emergência.
O Taos empurrou o Tiguan para o ostracismo
Apesar de continuar sendo produzido no México tanto para o Brasil quanto para os EUA, o novo Tiguan deve virar uma mosca azul por aqui, ao menos por enquanto.
A Volkswagen está empenhada em tornar o inédito SUV meio médio Taos um sucesso capaz de roubar clientes do Jeep Compass e isso fez o irmão mais velho perder espaço no portfólio.
Atualmente, apenas a versão R-Line, ainda como linha 2021, segue à venda no Brasil, com motor de 220 cv e transmissão de dupla embreagem de sete velocidades. O modelo custava quase R$ 234 mil em maio, ou seja, num patamar bem distante de onde está a maioria da clientela de SUVs.
Situação bem diferente de quando chegou ao país em 2018. Naquela época, a Volks ainda desenvolvia o Taos e decidiu oferecer o Tiguan Allspace com 5 lugares (como na Europa) com preços partindo de R$ 125 mil. A segunda geração agradou e chegou a vender mais de 13 mil unidades no ano seguinte, mas a “promoção” durou pouco: neste ano, o SUV teve 1.350 veículos emplacados e em viés de baixa com a chegada do Taos em junho.