Maior caminhão elétrico produzido no Brasil começa a ser testado
Fabricado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, veículo tem capacidade para 17,3 toneladas
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou nesta quarta-feira (7) que dará início aos testes do e-Delivery 17, atualmente o maior caminhão 100% elétrico produzido no Brasil, homologado para transportar 17,3 toneladas.
O modelo compartilha a plataforma com o e-Delivery 14, que tem capacidade para 14,5 toneladas, algo possível “graças a um projeto otimizado de engenharia”, explica a VWCO. “Essa solução é única e exclusiva no mundo, tendo nos permitido desenvolver três modelos de caminhões elétricos num intervalo recorde”, acrescenta Roberto Cortes, presidente e CEO da empresa.
A VWCO detalha que, apesar de ser o maior caminhão da família, o e-Delivery 17 ainda pode ser enquadrado como um veículo urbano de carga (VUC).
VEJA TAMBÉM:
A configuração conta com eixo dianteiro com maior capacidade de carga, chassi e suspensão reforçados, configuração 6x2, plataforma de carga mais baixa facilitando a operação de carga e descarga, suspensão a ar integral para maior conforto e rodado duplo em ambos os eixos traseiros.
Por fim, a VWCO pontua que e-Delivery 17 traz ainda uma nova configuração de baterias, com quatro packs ou seis packs, atingindo uma autonomia de até 180 quilômetros.
O veículo já inicia os testes em operação real neste mês de dezembro, os quais avaliam a aplicação real do modelo com clientes.
Esse protótipo chega para atender operações que demandem alta densidade de carga em veículos compactos urbanos e também a distribuição de bebidas com até oito pallets, conclui a fabricante.