Lembra do Logus e do Pointer? Designer atualiza a dupla seguindo o visual mais recente da VW
Modelos foram vendidos na década de 1990 pela marca no Brasil
Talvez os mais jovens não se lembrem, mas ainda nos tempos da Autolatina a Volkswagen chegou a comercializar no Brasil dois “híbridos” desenvolvidos e produzidos em parceria com a Ford.
Estamos falando do Logus e do Pointer, dois produtos que não foram exatamente sucessos de vendas, tanto que ficaram em linha apenas de 1993 a 1996, tempo extremamente curto para um automóvel. A dupla, entretanto, se destacava por alguns atributos positivos como o estilo diferenciado à época, uma boa alternativa aos sedans e hatches mais tradicionais daqueles tempos.
Pensando nesse traço peculiar que permeava o projeto dos dois carros, o designer Kleber Silva fez uma interessante tarefa de reinterpretar a dupla para os dias atuais, adaptando Pointer e Logus à linguagem mais recente utilizada por diversos carros da VW no Brasil e no mundo.
Logo de cara nos chama a atenção o excelente trabalho realizado para o “novo Logus”. Ele preserva a carroceria 2 portas, porém foi reinterpretado como um clássico cupê com um teto caindo levemente até a parte traseira do carro. Notamos nele elementos do Passat, Arteon, entre outros modelos mais sofisticados da marca na atualidade. Será que ele faria sucesso caso voltasse ao mercado?
Em paralelo ao Logus, o “novo Pointer” manteria as 4 portas do projeto original, assim como o porte lembrando o de um hatch médio. Ainda sobre o Pointer, como a internet é rápida e não perde tempo, vale a pena destacarmos os bem-humorados memes que surgiram na internet comparando o modelo ao recém-apresentado Nivus.
De qualquer forma, na interpretação de Kleber Silva, um eventual Pointer para os anos 2000 poderia mesclar traços do Golf VIII com o Polo, dois importantes hatches globais da marca.
E você, tem boas memórias envolvendo Logus e Pointer? Gostaria de novas gerações desses dois carros? Uma pena que, em um contexto onde os SUVs tornaram-se os novos focos das montadoras, investir em outros tipos de carrocerias parece algo cada vez mais distante para muitas marcas. De qualquer forma, não custa colocarmos a imaginação para trabalhar...