Kombi pode voltar, mas como van elétrica
Segundo executivo da Volkswagen, para ter a frente reta apenas uma versão elétrica faria sentido
Aposentar a Kombi foi um duro golpe para a Volkswagen. O versátil utilitário não tinha concorrentes no Brasil, apesar da idade do projeto. Pensar num substituto para ela, então, é outra dor de cabeça, mas ao menos no exterior a ‘velha senhora’ pode ter uma sucessora ao menos no tão famoso visual.
Segundo disse Dr. Heinz-Jakob Neusser, um dos membros do comitê executivo da Volkswagen à revista Autocar, a marca pensa mesmo em resgatar a Kombi, lá fora conhecida como Camper, entre outros nomes. Mas o projeto teria de utilizar um motor elétrico para manter os principais elementos de design, disse o executivo.
A principal restrição está na frente. Como o motor traseira está fora de questão, a solução seria adotar um pequeno motor elétrico dianteiro que pudesse ser alojado na frente praticamente reta da nova Kombi, bem mais ‘chata’ do que a vista no conceito Bulli, de 2011.
Se utilizasse o mesmo sistema do Bulli, o veículo teria uma bateria de 40 kWh e autonomia de 300 km, mas acredita-se que a VW desistiu da ideia devido ao alto custo das baterias de íons de lítio.
Linhagem nobre
A verdade é que é praticamente impossível recriar a Kombi com a mesma proposta do modelo produzido no Brasil até 2013. Com as atuais exigências técnicas e de segurança, um veículo utilitário não poderia adotar o estilo ‘pão de forma’ que a eternizou. Além disso, um modelo construído do zero certamente teria um custo de produção mais alto sem falar nos itens de conforto que ele poderia trazer.
Já uma Kombi retrô como um veículo de recreação para os fãs não chega a ser um absurdo. Na Europa, a Kombi teve uma linhagem mais sofisticada encarnada pelas vans EuroResta saber se há tanta gente assim disposta a andar numa ‘perua’ do século 21.